«Belém gasta muito mais que o palácio Real espanhol» - PG

«Belém gasta muito mais que o palácio Real espanhol»

 ● 13/06/13 coment

Actualização: 07-Maio-2019/ESCLARECIMENTO:

Segundo as avaliações a este post, realizadas pelo PolígrafoSIC, e Observador, "a Presidência não custava 5 vezes mais do que a Casa Real Espanhola, mas sim cerca do dobro". Pois bem, o Portugal Glorioso (PG) limitou-se a transcrever, rigorosamente, uma noticia do Diário Noticias (DN). Ainda assim, pedimos desculpa pelo erro, sendo que o principal responsável é o DN. E, estranhamente, isso não é destacado nas avaliações, sendo até omitido no caso da avaliação feita pela SIC em que nunca refere a fonte, atribuindo a autoria da citação ao PG, o que não é verdade.
---------------* * * *----------------

«Presidência custa 5 vezes mais que a casa Real espanhola»
"A Presidência da República portuguesa custa cinco vezes do que a Casa Real espanhola, em valores absolutos e 18 vezes mais por habitante", disse na Figueira da Foz, D. Duarte Pio de Bragança. Aludindo as diferenças entre os custos dos sistemas monárquico e republicano, D. Duarte frisou que o Presidente da República português, anualmente, "custa cerca de 2,9 euros por habitante" enquanto os encargos por habitante do Rei de Espanha representam "uns cêntimos por ano" aos cidadãos espanhóis. "Em valores absolutos é cinco para um, por habitante é 18 vezes mais. O palácio de Belém sai muito mais caro do que o palácio real espanhol", disse D. Duarte. (fonte Diário Noticias 2010)

Imagem da noticia no DN




Reportagem de Rosa Veloso RTP 2009 - sobre os custos da Monarquia Espanhola vs República Portuguesa
---------------* * * *----------------

Adenda: 02-11-2015:

"A Presidência da República tem gastos excessivos e inúteis", diz Paulo Morais
Quando elegem o Presidente da República, os portugueses escolhem o seu chefe de Estado. A sua família não deve ter qualquer papel na República. Famílias reais, palácios, solenidades e cortes são símbolos próprios da monarquia, e caros, que nunca deveriam ter sido importados para o regime republicano. Símbolos monárquicos numa República soam a parolo. Além disso, estes sinais ficam caros. A Presidência da República custou em 2014 cerca de 15 milhões de euros. O Presidente tem ao seu serviço 158 funcionários, dos quais 12 assessores e 24 consultores, divididos em cinco direcções e cinco divisões. Tem dois palácios para viver. Gasta aos contribuintes o dobro do que gasta o Rei da Espanha. Metade disto já seria demais. Menos despesa, menos pompa e solenidade e mais acção - É O COMPROMISSO QUE ASSUMO COMO CANDIDATO.
(Paulo de Morais)

"Presidência não tem gastos excessivos", diz Cavaco Silva

É a reacção de Belém às críticas de Paulo de Morais.
As acusações do candidato foram feitas durante a campanha mas a Presidência da República decidiu responder só agora para não perturbar a campanha. Num esclarecimento publicado na página da Presidência diz que os comentários não correspondem à verdade e lembra os resultados da auditoria do Tribunal de Contas que terminou com um juízo favorável à gestão de 2014.
Paulo Morais já reagiu reafirmando: "A Presidência da República tem gastos excessivos e inúteis, mantenho tudo o que disse".
Post Anterior
Prev Post
Post Seguinte
Next Post