Sermão com mais de 360 anos e tão actual

Sermão do Bom Ladrão - Padre António Vieira

O Sermão do Bom Ladrão foi proferido em 1655 na Igreja da Misericórdia[1] de Lisboa (hoje, Conceição Velha), perante o Rei D. João IV, a sua corte e os maiores dignitários do reino - juízes, ministros e conselheiros.

Desassombrado, o texto critica aqueles que se valem do poder público para enriquecer de forma ilícita; denuncia escândalos no governo, gestões fraudulentas e reclama contra a falta de punições.

Sermão com mais de 360 anos e tão actual
Padre António Vieira - pintura de Cândido Portinari.

Quando se lê parece que estamos nos tempos actuais. Uma visão perfeita do comportamento imoral da época, mas que parece não ter acabado até aos nossos dias. Aqui fica um excerto do Sermão do Bom Ladrão:

"Levarem os Reis consigo ao paraíso os ladrões, não só não é companhia indecente, mas acção tão gloriosa e verdadeiramente real. (...) Mas o que vemos praticar em todos os reinos do mundo é, em vez de os Reis levaram consigo os ladrões ao paraíso, os ladrões são os que levam consigo os Reis ao inferno.
(...)
O ladrão que furta para comer, não vai nem leva ao inferno: os que não só vão, mas levam, de que eu trato, são outros ladrões de maior calibre e de mais alta esfera.

Não só são ladrões os que roubam bolsas; (...) os ladrões que mais própria e dignamente merecem este título, são aqueles a quem os Reis encomendam exércitos e legiões, ou o governo das províncias ou a administração das cidades, os quais, pela manha, pela força, roubam e despojam os povos.

Os outros ladrões roubam um homem; estes roubam cidades e reinos: os outros furtam correndo risco; estes sem temor nem perigo: os outros, se furtam, são enforcados; estes furtam e enforcam os outros"
.

****
António Vieira, um dos maiores religiosos, filósofos, escritores e oradores portugueses do século XVII, nasceu em Lisboa a 6 de Fevereiro 1608, e morreu na Baía (Brasil) a 18 de Julho 1697, com 89 anos. Deixou cerca de 700 cartas e 200 sermões.

[1] Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha
A Igreja da Conceição Velha resultou da reconstrução da Igreja da Misericórdia, destruída pelo terramoto de 1755. O seu Portal (ver imagem!) é o que resta da antiga Misericórdia.

1 comentário blogger

  1. Citando António Aleixo.
    Sei que pareço um ladrão
    Mas há muitos que conheço
    Não sendo o que são
    São aquilo que pareço.

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.