Posts do momento

A história do «Toque do Silêncio»

5 5
Tudo se passou durante a Guerra Civil Americana em 1862...

Toque do Silêncio Portugal Glorioso

Conta a história que tudo se passou durante a Guerra Civil Americana em 1862, quando o Capitão Robert Ellicombe do Exército da União, estava com os seus homens perto de Harrison’s Landing, Virginia, e do outro lado, numa estreita faixa de terra, encontrava-se o Exército Confederado.

Durante a noite o Capitão Ellicombe ouviu os gemidos de um soldado gravemente ferido caído no campo. Sem saber se era um dos seus homens, Ellincon tomou a decisão de, arriscando a própria vida, trazê-lo para os cuidados médicos. Arrastando-se deitado no chão alcançou-o, conseguindo puxá-lo para perto das suas linhas. Foi quando constatou que o soldado era um Confederado e já se encontrava sem vida. Tinha sucumbido nos seus braços.

Chegados ao acampamento, Ellicombe acendeu uma lanterna, e na obscura luz viu pela primeira vez a sua face. Era o seu próprio filho! O rapaz estava a estudar música no Sul quando a guerra começou e, sem dizer a ninguém, tinha-se alistado no Exercito Confederado.

Na manha seguinte, esmagado pela dor, o Capitão pediu permissão aos seus superiores para fazer um funeral com honras militares, pedindo encarecidamente que, em memória do seu filho músico, toda banda militar tocasse um hino durante o enterro. Mas, a verdade é que se tratava de um soldado inimigo e os seus superiores não autorizaram. No entanto, e por respeito ao pai, dispuseram do corneteiro da Companhia. E assim foi... No derradeiro momento do adeus, o pai pediu ao corneteiro que tocasse as notas musicais escritas num pedaço de papel, que havia encontrado no bolso do uniforme do próprio filho. Nasceu assim a melodia executada em funerais militares e que conhecemos como:
TOQUE DO SILÊNCIO.


magnífica interpretação de Melissa Venema - Orquestra; André Rieu


Partilhe este artigo

Post Anterior
Prev Post
Próximo Post
Next Post
5 Comentários Blogger
Comentários Facebook

5 comentários blogger

  1. Melodia perfeita e inesquecível!!! Triste e de uma beleza ímpar...

    ResponderEliminar
  2. Que interessante. História da música...!!!

    ResponderEliminar
  3. LINDA MARAVILHOSA E DE UMA GRANDEZA ENORME

    ResponderEliminar
  4. EMBORA ME TRAGA TRISTES RECORDACOES. É UMA MELODIA GRANDIOZA,

    ResponderEliminar