Posts do momento

Salários e benefícios no METRO, serão alguma miséria?

106 106


Salários do METRO de Lisboa, que fazem greves como quem bebe um café.

Secretária de Administração -  €3.753,59
Mestre Serralheiro -  €2.969,30
Maquinista de manobras -  €2.785,17
Maquinista -  €2.587,25
Fiscal -  €2.020,66
Motorista -  €1.939,09
Agente tráfego -  €1.642,41
Desenhador -  €1.547,09
Auxiliar -  €1.476,86

Os maquinistas ainda recebem um subsidio que varia entre 317 e 475,50 euros para abrir e fechar as portas. Os maquinistas fazem 3 horas por dia de condução. Os funcionários do metro, à semelhança com o que acontece com os funcionários da Carris e da Transtejo, quando se reformam têm uma pensão que é igual à do último salário recebido no activo; Quando estão de baixa têm direito a médico ao domicílio e recebem 100% do salário; Os Maquinistas têm direito a um subsídio por cada quilómetro percorrido, mais 68 euros se não faltarem mais de 5 horas e se não faltarem no mês todo mais um prémio de 223 euros;

Os empregados e reformados viajam gratuitamente, assim como os cônjuges, os pais, filhos, enteados e irmãos que os trabalhadores tenham; Como resultado desta mamadeira, só no ano passado o prejuízo desta empresa pública foi de 390 milhões de euros...
De correio dos leitores do Portugal Glorioso. (Herminius Lusitano)
Adenda:Comentário/Resposta: 
Salários no Metro e os prejuízos, explicados por quem lá trabalha!

Partilhe este artigo

Post Anterior
Prev Post
Próximo Post
Next Post
comentários blogger
comentários facebook

106 comentários blogger

  1. Estes dados devem ter sido introduzidos por algum desses especialistas jotinhas que estão esses sim a mamar o nosso dinheiro e foram colocados no governo para esse efeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não são os "jotinhas" que estão sacrificar os mais desfavorecidos que precisam de utilizar os transportes: São os sindicatos! O País deixou-se enredar por uma "escumalha" que não tem respeito por ninguém! Não me interessa , o salário que cada empresa paga (desde que o possa fazer). importa-me sim, o respeito que é devido a quem quer trabalhar e é impedido de o fazer.
      O povo tem de abrir os olhos, para ver que, com esta" classe" de sindicalistas , o país nunca mais recupera!

      Eliminar
    2. Cara sra tem razão no que diz,cada empresa deve pagar o que pode a cada empregado´desde que isso não interfira no erario publico,os funcionarios publicos estão a pagar uma fatura que não é deles,porque se não fossem estes sr,refer cp METRO,e outros,ninguem se lembrava dos funcionarios publicos,pelo menos de alguns porque o cancro da função publica esta em algumas autarquias,e porquê,porque os srs politicos nos ultimos anos andaram a combater o desemprego a encafoar pessoas nas juntas e camaras,á boa maneira esquerdista da trêta,depois os restantes pagam pela má fama que uns quantos inuteis criaram.Acresce dizêr que não tenho partido,mas á pessoas que tem de perceber que este povo anda a dizêr ao PCP que não quer este sistema politico(COMUNISMO)85 anos,antes era porque era ditadura agora é porque é democracia,percebam ,morram, dezamparem a loja.Ze Tavares

      Eliminar
    3. Respondendo à Sra. Helena Costa passo a citá-la: "importa-me sim, o respeito que é devido a quem quer trabalhar e é impedido de o fazer."
      Cara senhora quando as greves estao agendadas a senhora nao tem conhecimento? Quem é que está a impedi-la de trabalhar? Não tem carro? Não há táxis onde mora?? Cada um luta por aquilo que entende que deve lutar. Se as greves nao prejudicassem ninguem qual seria o interesse de fazer greves. Se nao concorda abstenha-se de comentarios sem nexo nem com desculpas esfarrapadas. Não a deixam trabalhar? Tenha vergonha na cara....

      Eliminar
    4. fazendo contas

      " 270 maquinistas para 4 linhas (funcionam das 6h30/1h00) 3h/dia... colocando dois dias de folga semanal. Será que a minha máquina está avariada ou eram precisos cerca de 550 maquinistas"

      Alguem acredita que oferecem alguma coisa.
      Se por acaso os ordenados fossem esses que não são, seria porque o merecem. Ou os adminitradores do MEtro tambem pertencem ao PCP ?

      Eliminar
    5. Olhe senhor Anónimo, se calhar nem toda a gente ganha o suficiente para se poder dar ao luxo de ir de taxi para o trabalho todas as quintas-feiras de manhã, ou dinheiro para ter um carro sequer e pagar o combustível. Já pensou nisso? Se calhar a razão de utilizarem o metro em primeiro lugar é essa, já lhe passou pela cabeça? A meu ver, quem devia ter vergonha era o sr, que me cheira que deve ser trabalhador do metro e deve gostar de dormir até mais tarde às quintas, e como ganha bem nem pensa nos que não ganham. Mas pronto. E sim, há direito à greve. Mas greve todas as quintas é mais do que provar um ponto, é uma parvoíce completa, parecem criancinhas. É que só estão a fazer com que as pessoas cada vez vos tenham menos respeito. Se for esse o objectivo, parabéns, estão a conseguir. Se quiser fica aqui uma leitura directamente relacionada com este assunto: http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=97038 Os meus parabéns aos trabalhadores do metro! Popularidade e bom serviço em altas!

      Eliminar
    6. É verdade que estes valores podem já não estar actualizados para os novos contratos. É verdade que os salários e os bebeficios não são o único motivo
      Para que a empresa dê constatemente prejuízo. É verdade que todos temos o direito à greve. O problema é que estamos a falar de uma empresa "pública" que tem o monopolio deste tipo de transporte e sem concorrência e mesmo assim dá prejuízo. As empresas pagam os salários e beneficios que podem, sim, mas se forem rentáveis e se não forem "públicas" pagas com os impostos de alguns... O direito à greve é justificado mas só se respeitar o direito de não prejudicar terceiros. Qualquer dia os médicos exercem o direito à greve não socorrendo e deixando os doentes morrer e o que se vai dizer? Que têm o direito e que os doentes vaiam a Espanha...? O respeito que os utentes e contribuintes merecem por parte dos funcionários e administradores e governantes deve ser maior que qualquer direito à greve. Pensem que a maioria dos utentes têm um ordenado inferior ao vosso e certamente se podessem iam de transporte privado pois assim teriam a certeza de chegar a horas ao emprego. Pensem que o vosso ordenado sai do nosso trabalho.

      Eliminar
    7. sinto vergonha quando vejo comentários desta natureza todos nós sabemos que as empresas publicas sejam elas quais forem não passam fraudes par extorquir o dinheiro dos contribuintes privatização ontem acabar com estes chulos de uma vez por todas

      Eliminar
  2. ACABAR JÁ COM ESTA VERGONHA PRIVATIZEM ESTAS EMPRESAS PUBLICAS JÁ, MESMO QUE NÃO DÊ DINHEIRO ALGUM, JÁ ESTAMOS A GANHAR POIS JÁ NÃO TEMOS QUE PAGAR TODAS ESSAS MORDOMIAS A ESSES SENHORES QUE FAZEM GREVE POR NADA POIS DEVIAM É TER VERGONHA E OLHAR PARA A MÉDIA SALARIAL DOS PORTUGUESES 600€, MUITOS GANHAM MAIS QUE OS DEPUTADOS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tens razão somos burros andar a trabalhar para ti

      Eliminar
    2. Concordo com a privatização! URGENTE!!

      Eliminar
  3. Sim, privatiza e é ver os preços do transporte a subirem para valores absurdos, a qualidade e a segurança para pior... Gosto muito de noticias encomendadas... Quanto é que recebeu para fazer uma noticia destas? Quanto é que "mamou"... Preocupem-se com os milhões de euros e não com pessoas iguais a vocês. Tem direito à greve e é a forma de mostrarem quem sofrem, pelo menos esses ainda podem mostrar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fosse o sindicato pagar o dia de greve aos funcionários do ML,queria ver se faziam o num. de greves q fazem.Gostava de saber qd eu e pessoas como eu decidirmos parar pq estamos insatisfeito c o q nos andam a tirar/pagar no privado e inclusivé quiçá ficar s emprego,a rapaziada do metro vai tb ser solidária connosco como somos c eles ao chegar atrasados ao trabalho,atraso esse q nos é descontado e andar a pagar outros transportes qd o passe do metro já está pago.

      Eliminar
  4. Este anonimo deve fazêr parte da lista acima mencionada,dêm a cara,alguem tem duvidas que os trabalhadores da CP e METRO são uns chulos sem respeito por ninguem?já fizeram mais greves no ano 13 doque nos ultimos 5 anos e ainda são dos mais bem pagos do pais,que ganhem mas deixem os que ganham 700eu,é o meu caso,trabalhar,é gente desta que leva o povo a votar na direita.CHULOS.Zé Tavares

    ResponderEliminar
  5. Pois é meu caro,o mais engraçado é que ainda NINGUEM veio aqui desmentir estes numeros,no resto estou de acordo consigo.Já agora os sr da CGTP já não vão aos estaleiros de VIANA?vejam como os trabalhadores começaram a chegar a acordo com o governo,o sr da cgtp diz que era eletrecista na carris mas nem sabe mudar uma lampada,á 40 anos que não faz nada,parece um pavão.SALAZAR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para desmentirem esta noticia gostaria de ver algum dos sujeitos mencionados ter a coragem de publicar o seu recibo de vencimento. Fico a aguardar que alguem me desminta.

      Eliminar
    2. Vejo aqui tanta inveja, em vez de lutarem para ter melhor vida, criticam os outros que procuram viver decentemente. E os administradores que ganham mais que o presidente da America. Mentes retrogadas

      Eliminar
  6. O ordenado de maquinista esta inflacionado em 1000 euros. E não tripulam 3 mas sim 6 horas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho uma vizinha que traabalha no METRO e, instada por mim a revelar alguns salários, apenas me confirmou, repito CONFIRMOU que os maquinistas ganham 2,000 euros mensais LIMPOS...repito de novo; 2 mil euros LIMPOS !!!

      Eliminar
    2. nao ganham nao. mas os mais velhos, aqules que foram empurrados para a reforma ja ganharam perto disso limpos. os que la estao agora nem pensar nisso. a sua vizinha deve ser das novas que pensa que os maquinistas do metro sao o supre sumo dos coqueiros ;)

      Eliminar
    3. Eu tenho cá em casa um garrafão que diz água do luso!

      Eliminar
  7. http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/salario-de-2500-euros-por-3-horas-de-conducao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. no dia em que o correio da manhã for um jornal de confiança já portugal nao está em crise. muito cuidado com o que se vê nessas páginas...

      Eliminar
  8. NÍVEL SALARIAL
    O nível salarial do Metropolitano de Lisboa é o segundo mais elevado da Europa. Só os funcionários do sistema subterrâneo de comboios de Viena de Áustria ganham mais do que os trabalhadores do Metro da capital portuguesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. incorreto, é mais ao contrario. é o mais baixo e com menos condiçoes de trabalho da europa. va la visitar outros metropoliyanos e depois conversamos.

      Eliminar
  9. Acho ridiculo que num país onde prospera uma crise o povo em vez de se unir acredita em tudo o que lê (secalhar se houver algum jornalista que diga que o pai natal existe...também acreditam!!!) a verdadeira preocupação do povo deveria de ser contra a politica instalada no país que só o está a levar á ruina, mas isso ninguém vê...queremos é noticias destas para podermos nos xingar uns aos outros isso é que é bonito....todos os trabalhadores que sairam do metro da carris da cp etc etc foi porque recebiam esses valores deve ter sido.....então não os consigo compreender....ou será que a história não é verdadeira..hummmm......Em vez de andar abaixo duma vez por todas esre governo não vamos andar aqui a discutir quem tem a maior..... E digo isto tudo com um grande desgosto de ter sido obrigada a vir para fora a estar longe de todos os q me sao queridos para poder dar um futuro melhor aos meus filhos coisa que ai estava se a tornar incomportável e ironicamente sai dessa empresa de que tanto falam do metropolitano sem um unico tostão e sinceramente não me arrependo nada pois sempre vesti a camisola enquanto lá estive mas não há nada que pague passar o natal com os meus filhos ou seja qualquer outro feriado...basta estar presente deles...E por isso fico triste de ver o meu povo a lutar entre si quando se deviam unir e lutarem todos juntos mas isso só aconteceu uma vez duvido que o mesmo venha a acontecer....triste muito triste :(

    ResponderEliminar
  10. Mas será que ninguém quer entender que se hoje estamos assim é devido a estes ordenados e benesses que são dadas a empresas estatais e que hoje pagamos tds por isso?! Eu também passo o Natal, ano novo, aniversários (inclusivé em doze anos que têm o meu filho estive em 4 aniversários) fora da minha familia e ganho 600 € , corro risco de vida muitas das vezes em certos postos e não me pagam nada a mais por isso. Já tive dias que pensei que não voltava a ver o meu filho quando trabalhei em sitios que sabia que não se importariam de me darem um tiro para roubar uns euros.. No entanto não tenho aumento à 3 anos, cortam-me parte do salario com novos impostos, etc etc etc. E nunca usufrui de nada até hoje para estar a pagar a divida que Portugal têm hoje devido á desorganização, compadrios e corrupçao que este país teve até hoje, neste caso por exemplo é um caso claro de protecionismo dos empregados do estado que hoje tanto reclamam mas esquecem-se que têm uma boa quota de responsabilidade... Isto tudo têm um nome, hipócrisia... E param que diz que recebe bem no metro ou cp mas vestiu a camisola , eu tbm a visto sempre na minha empresa e por trocos e se fizer greve so dos primeiros a ir embora depois...No metro e Cp podem prejudicar pessoas como eu com ordenados miseraveis e sem carro e ainda se riem disso como já vi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e não quereria estar melhor? porquê que o acerto tem que ser por baixo?e se tivesse mais umas benesses?

      Eliminar
    2. Claro. Eu também queria viver numa mansão, ter empregados para fazerem tudo por mim, um descapotável e um jacto privado. Esse argumento é típico de quem nunca fez nada na vida. Sejamos realistas e percebamos que dada a conjuntura actual há que saber distinguir as coisas. A serem verdade os dados publicados aqui, um maquinista da CP ganha mais que alguns médicos! Haja bom senso!

      Eliminar
  11. Nada como lutar à português."Se eu nao ganho,então ng pode ganhar.".Em vez de usarem isto como exemplo,se é que é verdade,para lutarem para ter mais,lutam para os outros terem menos.
    Normalmente estea blogs,sao de pessoas que estao a mando de alguem das Admins dessas empresas,para que a opiniao publica se indigne e se vire contra os que lutaram para ganharem bem.Boa tentativa oh falancio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro FANFAN, este blogue não é de ninguém em particular. Apenas pugnamos pela verdade e pela xico-espertice. Se já leu alguns posts aqui inseridos, vai ver que o blogue não olha em quem bate.

      Seja esquerda ou direita aqui levam todos pela medida grande, no que diz respeito à sem-vergonhice que passa por este País de corruptos e salafrários.

      Eliminar
  12. Não haveria aqui inveja, se vocês que ganham mais, não fizessem tanta greve injustificada,mais, fazem nas porque lhes pagam os dias,já conseguiram aquilo que os patrões queriam que era por o povo contra vocês,parabens.Zé Tavares

    ResponderEliminar
  13. Mas será que ninguém entende??? Não temos pais para estes ordenados porra, para vcs terem as beneses outros como eu estou agora a pagar por isso. Se fosse empresa com lucros o metro ou a cp, achava mt bem, não estou a para pagar os carros, casas e férias de quem lá trabalha. Antes de falarem informem-se do prejuizo dessas empresas e de quanto pagamos todos para os ordenados destes iluminados, ou pelo menos pensam que são. Abram os olhos, este país não têm petroleo, nem ouro, nem diamantes etc... Estamos a pagar hoje todos pelas benesses de alguns, depois refugiam-se em que este blog é da admnistração da cp ou do metro?? Tanto cego, votem novamente no PS e daqui a 5 ou 10 anos passamos tudo igual ou pior mt pior.. Por isso ´q ue isto esta assim, so olham para o proprio umbigo e os proprios interesses... Os outros que se danem, andem a pé, paguem o buraco enorme da cp e metro mas continuem-me a pagar o meu ordenado de lorde... HIPOCRISIA PURA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Gil, esta malta não entende porque não quer. Se tudo o que é público é bom, então porque não voltamos todos aos tempos dos TLP? Voltamos a ir para Lisboa ou Porto para tirar uma senha e esperar meio dia para sermos atendidos. Depois bastava esperar 6 meses para finalmente termos telefone em casa. As chamadas eram "baratinhas". Era uma empresa com um "serviço" exemplar. Claro que quem por lá trabalhava timha vidinha boa.....será qu e queremos voltar a esta realidade? Acham viável não haver telefone ou internet porque as telecomunicações estão de greve? Todos querem agarrar no telemóvel e falar quando querem certo? Pois há quem tenha que ir trabalhar e necessite do metro. Pensem nisso na próxima greve seus pseudo-esquerdistas. Já pederam o apoio da maioria da população há a muito tempo.

      Eliminar
    2. E é isto! Nada mais a acrescentar. Pena este povo ignorante...é por isso que estamos onde estamos.

      Eliminar
  14. Li atentamente e Não sei se será verdade ou mentira essa noticia mas, Não culpo esses funcionários pelo valor que recebem porque a culpa Não e deles mas sim de quem estabelece os parâmetros que estabelecem esses valores e todas as "ajudas extra" que directa ou indirectamente usufruem.
    O que Não deixa de ser caricato e o facto de reclamarem, fazerem greves atras de greves, prejudicando milhares de pessoas que nada têm a ver com as suas reivindicações. Tambem Não conheço ninguém que por tao mal que esteja se despeça e vá trabalhar para o privado. E mau e mau mas ... sinceramente ate sinto um pouco de inveja desses senhores. Estudei anos a fio para me licenciar com 17 valores e trabalho 10 a 11 horas por dia para ganhar no privado 734 € (!!!!) Que fazer? Greve??? Eheheh só se for para ser despedido, melhores condições de trabalho??? Igualmente despedido!!! Enfim, Não adianta andarmos a reclamar uns com os outros porque a culpa Não e nossa, mas sim de um sistema obsoleto que nunca vai ser mudado. Porque com o mal de muitos alguns vivem bem. E sempre que algum governo tenta modificar, aí sim, aparecem uma cambada de pavões que Não permitem porque só assim conseguem enriquecer.
    O sistema Não e justo, as pessoas que podem decidir Não Sao justas e as diferenças entre o publico e o privado continuam a Não ser justas (e Não quero com isto dizer que o público e melhor ou pior, simplesmente e injusto). E por fim ... quanto ganham esses senhores do sindicato?? Para ti quem tanto aparece para falar mal e programar greves e manifestações, quanto recebem esses " donos do País e da razao"?? Bem haja e boa sorte a todos

    ResponderEliminar
  15. http://www.tcontas.pt/pt/actos/rel_auditoria/2010/audit-dgtc-rel007-2010-2s.pdf

    Subsídio de Agente Único
    Subsídio Quilometragem
    Subsídio Limpezas Técnicas
    Subsídio Ajuramentação
    Subsídio Acréscimo Função
    Subsídio Salubridade
    Subsídio Função
    Subsídio Manobras
    Subsídio Transporte
    Subsídio de Turno
    Subsídio Trabalho Nocturno
    Subsídio Isenção de Horário
    Subsídio Prevenção
    Subsídio Chefia
    Vencimento Carreira Aberta
    Outros Subsídios (Conservação, Formação, Telefone)

    Ou este caso:

    Subsídio Agente Único (AE I)
    De acordo com as alegações prestadas pelo Presidente do CG do Metropolitano de Lisboa, o presente subsídio teve a sua origem em 1995 em consequência da redução da tripulação dos comboios a apenas um agente, implicando, assim, a extinção da categoria funcional do Factor. Desta forma, a Empresa pretendeu com a criação daquele subsídio, abonar os Maquinistas por assumirem na íntegra as funções antes atribuídas ao Factor.
    No entanto, já decorreram 14 anos daquela transição, bem como dos antecedentes históricos que estiveram na sua génese, pelo que considera-se que a Empresa deveria ponderar a continuidade desta contrapartida pecuniária adaptando-a aos conteúdos funcionais actuais dos Maquinistas.

    Subsídio Quilometragem (AE I)
    (...)mas no n.º2 refere que o subsídio é pagável no 13.º, 14.º mês, quando o trabalhador não executa quaisquer funções de condução.

    Ao todo, o Metropolitano, só em 2007, com os subsídios elencados despendeu cerca de 8.776 milhares de euros, valor muito significativo tendo em conta que alguns deles não contribuem para estimular a produtividade, nem decorrem sequer do exercício de algumas tarefas especiais que actualmente os justificassem, como sejam, por exemplo, os subsídios de Agente Único, Quilometragem, Limpezas Técnicas, Ajuramentação, Acréscimo de Função, Salubridade, Função, Manobras. Além do mais, são, em boa parte, processados 14 meses no ano, quando tal não corresponde aos meses trabalhados.

    Prémios:

    Prémio de Desempenho
    Prémio de Performance
    Prémio de Assiduidade
    Prémio Assiduidade Trimestral




    Sobre assiduidade:
    Ora, se o objectivo dos Prémios é, de facto, premiar todos aqueles que, meritoriamente, não se ausentassem da Empresa, aquando do seu horário de trabalho, e, bem assim, diminuir o absentismo, o certo é que a sua atribuição não teve impactos visíveis ao nível da evolução da Taxa de Absentismo, a qual, em 2007, rondava os 8%, não se afastando muito dos valores atingidos nos anos precedentes.



    Por fim:

    O Metropolitano presta um Serviço Público de Transporte de Passageiros, 365 dias no ano, das 06h30 à 01h00 da manhã. Pese embora este seja o horário de abertura e de encerramento das estações da rede do Metropolitano ao público, subsiste, ainda, um grupo de colaboradores com funções muito específicas que zelam pela manutenção, limpeza e segurança da infra-estrutura. Pelas suas especificidades, são funções que no horário regular de circulação das composições não poderiam ser exercidas.
    Posto isto, aquando da elaboração do contrato de trabalho, tais condições peculiares deveriam estar devidamente explanadas, bem como o salário a auferir deveria contemplar o esforço humano despendido face às exigências horárias que o exercício de funções numa empresa como o Metropolitano requer e não recorrer sistematicamente à criação de subsídios como forma de compensação salarial.

    ResponderEliminar
  16. Só gostava tbm que me ilucidassem como seria se esta empresa fosse privada.. Faziam greve? Pensem lá bem..Gozavam assim com o povinho ou pensavam logo que mais vale muito no bolso que muitissimo a voar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não gozavam porque quando chegasse o fim do mês não iam receber. É que no privado não podemos pedir aos restantes contribuintes para pagar os nossos "buracos".

      Eliminar
    2. quem faz greve nao recebe o periodo de greve.

      Eliminar
  17. Querem melhor exemplo do que a FERTAGUS???funciona muito bem e os utentes andam satisfeitos!privatize-se já o metro e acabe-se com esta VERGONHA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou funcionário do metro e, na Fertagus para um percurso de cerca de 50Kms (os mesmos Kms da rede do metro...) paga-se 3 vezes mais!
      Não acreditam? Fertagus - Lisboa/Setubal 127,35€ (...) Carris/Metro Rede Toda* 42,00€ (...) Vêem alguma diferença?!

      Esta notícia não corresponde à realidade do Metropolitano de Lisboa! De uma vez por todas... Enfim!

      O salário médio de um auxiliar é de 800€ tudo incluido
      de um bilheteiro é de 900€ tudo incluido
      de um responsável da estação é de 1100€ tudo incluido
      de um máquinista é de 1300€ tudo incluido

      E aqui inclui-se: Trabalhar debaixo do chão onde, quando se saí à rua e se leva com a luz do dia faz doer a vista!
      E aqui inclui-se: Trabalhar com ratos e baratas a passear livremente pelas bilheteiras!
      E aqui inclui-se: Trabalhar com correntes de ar ascendentes e descendentes mediante as passagens dos comboios 8h/dia.
      E aqui inclui-se: Trabalhar a respirar um ar rarefeito, cheio de pó e limalhas de ferro 8h/dia.
      E aqui inclui-se: Trabalhar com vontade de ajudar mesmo que quem quer ser ajudado seja mal-educado e rude para si.
      E aqui inclui-se: Trabalhar o Natal, o Ano Novo, Páscoa, Carnaval etc...
      E aqui inclui-se: Trabalhar com direito a 7 fins-de-semana (dos 52 que existem por ano) para estar com a família.

      E depois desta explicação, são estes profissionais que estão ao vosso dispor em caso de acidente, correm para vos ajudar!
      Enfim, são estes profissionais que fazem o metro andar todos os dias para que possam ir e vir de onde quer que estejam para onde quiserem ir... E que lutam para que possam pagar 42€ por 50Kms de estações e inumeras carreiras de autocarros/eletricos (e até os comboios agora também!) em lugar de pagarem 127€!

      Agora pensem!

      Não somos nós que ganhamos bem!
      São voçês que ganham mal!!!!
      LUTEM PELOS VOSSOS DIREITOS!!!!
      NÃO LUTEM CONTRA OS DIREITOS DOS OUTROS!!!!

      Até porque o Governo CDS/PSD o que quer é isto mesmo -> Trabalhadores contra Trabalhadores! E nunca Trabalhadores contra Patrões!
      (E se pensam de maneira diferente, o que eu respeito, é porque ou são patrões, ou são filhos dos patrões)!

      *Rede toda significa todas as carreiras da Carris e todas as estações do Metro.

      Eliminar
    2. Se o teu trabalho é assim tão mau e te faz mal a luz do sol podes sempre sair que eu vou para o teu lugar e tu vens para o meu que trabalho de pá e pica e levo 630eu para casa .vai te embora chulo.Tavares

      Eliminar
    3. Aos srs funcionários do metro que se queixam de tão má vida, porque não tentam um emprego num shopping?!lá é sempre de dia independentemente da hora(pelo menos não faz tão mal aos olhos) trabalhamos igualmente todos os dias e noites entre 8h e 10h diarias e também só temos os fins de semana que estão previstos na lei( tal como vocês), mas como não é público recebemos apenas 600€( se trabalharmos feriados claro!). Aceito trocas caso interesse a alguem.... Ah esqueci-me se fizer greve o meu patrão agradece(é menos um dia que me paga!) e se ficar doente também só recebo metade do ordenado( não sei muito bem quando porque a prioridade do estado é pagar a alguns grevistas e os ordenados dos doentes podem esperar 3 ou 4 meses, na boa, também já nos habituamos a comer pouco porque muitas vezes não temos tempo sequer para comer porque nos shopping os clientes são sempre prioridade e não podem esperar como os utentes do metro!). Bem, era só isto que queria dizer...

      Eliminar
  18. Sou maquinista do Metro. Não vou aqui publicar o meu recibo de ordenado, mas posso garantir que o ordenado referido no texto inicial, se for o base, está inflacionado em mais do dobro. Falaciosamente, o texto acrescenta ainda os subsídios, como se fossem valores a somar ao atrás referido. O valor de assiduidade de 223 é falso, são 68 euros por não se faltar mais de 8h/ mês.
    Os maquinistas conduzem 6 horas por dia, sendo que não podem fazer mais de 3 horas e meia consecutivas.
    Os cônjuges e familiares, assim como os reformados, actualmente pagam o transporte no Metro.
    O relatório do tribunal de contas é de 2010, muita coisa já mudou, por exemplo, o subsídio de Kms não é pago nos meses 13 e 14.
    Outra falácia é associar a dívida da empresa aos salários. Como se todos os contractos de gestão danosa, que foram e vão sendo feitos, não tivessem peso nenhum.
    A notícia do jornal Correio da Manhã é falsa. É de 2006, na altura faziam-se 3 horas consecutivas de condição, e teve direito a desmentido na versão impressa do dia seguinte. Pena o mesmo não constar na notícia online do presente. Mas desse jornal, tal seria de espantar.
    Qualquer outra dúvida sobre as nossas beneces, estou à disposição.
    Um abraço a todos e as minhas desculpas pessoais pelo incomodo das greves

    ResponderEliminar
  19. isto não passa de um pais de ovelhas..ainda por cima movidas pela inveja....Preocupem-se com o que ganham os que mantemos no Governo..e que adormecem publicamente ou que simplesmente não põem lá os pés...o metro ..a cp...há bem mais do que isso, mas se o exemplo que temos é o dos nossos governantes...não estranha que o resto esteja assim...

    ResponderEliminar
  20. Bem gostaria que me disse-se aonde é que posso ir pedir o passe gratuito como mãe de um funcionário, pois se é assim como o srº diz já á seis anos que ando a pagar o passe indevidamente, eu e o resto da familia, as coisas que a gente não sabe, já para não falar no vencimento que só gente parva ou burra acredita numa só palavra aqui escrita, embora deva confessar que me sentiria uma mãe muito orgulhosa se o meu filho ganha-se qualquer um desse valor mas infelizmente a realidade é bem outra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. À seis anos que anda a pagar passe?? E antes? Pois é que a mim nunca me deram nada, nem sendo trabalhador me pagam o passe na minha empresa quanto mais aos meus familiares. Aqui está a razão para o que tenho dito, anos e anos de benesses abusivas, retiram e fazem greves. Deviam era pagar agora o buraco financeiro que essa empresa esta devolvendo esses valores que usufruiram sem qq razão lógica, mas não me lembro de terem reclamado nessa altura...E minha senhora a minha mãe têm orgulho em mim á mesma e ganho so 600 euros sem qq benesse, nesse ponto sou mais feliz pelos vistos que o seu filho. E a realidade é esta sim a nivel de ordenados, apenas uns querem ver o ordenado bruto que é a realidade despendida pela empresa e o liquido que é a realidade de quem quer continuar a receber à lorde.. 1600 limpos e trabalhar 6 horas como maquinista é um ordenado baixo? Coitados, que pena tenho, entrar as 5h30 e sair as 11h 30 , como conseguem tamanho sacrificio e só por 1600 euros limpinhos

      Eliminar
    2. Epá Sr GIl Já ESTOU um pouco melancólico com todas as suas pseudo certezas e já um pouco atrás já vi qual a sua cor politica mas em frente cada um tem a sua filiação partidária, olhe em 1º lugar quero informar que os trabalhadores do metro não são funcionários públicos de seguida deveriam por o desmentido do correio da manhã do dia seguinte para ser um blog mais sério e depois posso assegurar a Sr. que essa noticia é falsa e mais se fosse esse vencimento posso garantir que não tinha saido do metro para ir para o metropolitano de Madrid onde ganho o triplo praticamente do que vem ai mencionado e regalias que nunca usufrui no Metro de Lisboa onde fui Maquinista, mas posso dizer-lhe que o Maquinista só começou a ganhar mais qualquer coisa quando o governo PSD de cavaco Aceitou a proposta da empresa para acabar com perto de 300 postos de trabalho que eram os factores e passou essa responsabilidade para os maquinistas por mais 20% no vencimento veja o que lucrou e quantos se foram embora. Quanto a divida do metro segundo o ultimo relatório e contas do tribunal de contas tirando a despesa da expansão do metro e SWAPS era já rentável, eu custa-me é vêr o meu pais deste lado da fronteira em querer destruir tudo por aquilo que o meus pais e avós de todos nós lutaram ver agora querer ser destruido por algumas pessoas. Pois eu já digo infelizmente Fiz Parte deste Partido que está no Governo pois acreditava nos ideais de SÁ Carneiro não nesta corja Pois quando este 1º Ministro eu e muitos saimos pois sabemos como ele ganhou essas eleições e custa não ver nestes Blogs os comentários as nomeações que saem diariamente em D. R isso sim pois gostava que me rebate-se Este numero sabe quanto paga o estado a estes Boys metidos pelos partidos ao Orçamento de Estado por ano 8 mil Milhões Euros VIU BEM 8 Mil Milhões de Euros, uns para dizerem ao fim de um estudo que pode ter 2 cães ou 3 Gatos outros para estarem 3 a tomar conta de 2 Estações no Metro e etc,etc. Ai Não o vejo comentar e já agora porque não põem o seu recibo tambem do que ganha lá no partido devem arramjar um com o ordenado baixinho eu o meu não meto pois desconto noutro pais e voçê podia assustar-se, Obrigado.

      Eliminar
    3. O seu filho anda a enganala,mas se a sr gosta de chulos tem o filho certo,se calhar é de familia.Tavares

      Eliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. Como sequer é possível fazer um texto baseado numa notícia do Correio da Manhã ?! Jornal com uma política muito severa no que toca a qualidade informativa! Basta lembrar as magníficas notícias sobre a Bárbara Guimarães e o Jornalista que plantaram à sua porta para acompanhar os grandes desenvolvimentos tipo dia de eleições. Acho que quem incita ao descontentamento deveria ser mais bem informado. Para mudar alguma coisa só remando todos para o mesmo lado e o grande problema é que quem escreve estas idiotices convence outros que espero que "desatentos". Houve até um comentário em que se contesta que os motoristas recebem mais que os políticos que pese embora seja do mais rídiculo que já li se fosse verdade aplaudia de pé. Estes senhores trabalham mais todos os dias que um politico na assembleia!! Eu pergunto-me se a verdadeira problemática não se cinge aos conselhos de administração destas empresas ou verdadeiros monstros de endividamento?! Não ando de metro, não tenho passe, não conheço ninguém que lá trabalhe puro e simplesmente não gosto de mentiras e pessoas mal informadas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os conselhos de administração até 2009 ou 2010, pré-crise, não eram incompetentes pois não? Agora que é preciso cortar já são. Só me leva a pensar que havia conluio entre trabalhadores e conselhos de administração em que todos saiam a ganhar. Todos excepto o contribuinte claro.

      Eliminar
  23. Mas que correio da manhã, deixem-se de tretas e vejam então o relatório do tribunal constitucional. Dá muito trabalho não é? É mais fácil chamar burro e invejoso a quem não quer pagar esses salários mais os beneficios e repito beneficios, pq so vejo aqui pessoal a dar a volta ao assunto e falar de ordenados e os subsidios brutais e ridiculos como subs de transporte por trabalhar á noite, transporte esse que engloba o proprio carro com subs dos Kms gastos? De dia não gastariam o mesmo de carro??? RIDICULO e quem paga? Até já foi admitido aqui que recebem subsidio por não faltar, nao será apenas a vossa obrigação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Gil
      Eu que não o chamei nem burro nem invejoso, gostaria que me dissesse onde está escrito no relatório do Tribunal de Contas o que eu desmenti na minha resposta acima.
      Se paga os nossos salários, digo-lhe que actualmente cerca de 40% do meu vai para impostos também.
      Pode achar que alguns subsidios são injustos e abusivos, mas foram todos resultados de negociações entre a empresa e os trabalhadores, o de Agente Único, por exemplo, permitiu ao Metro extinguir uma categoria profissional.
      Subsidio de turno, de transporte e mesmo outros, não são exclusivos do Metro, os dois referidos estão mesmo previstos no Código de Trabalho. Todos os trabalhadores com horário e turnos "fora do comum" deveriam ter direito, infelizmente não é isso que acontece no nosso país.

      Eliminar
    2. Boa noite Luis,
      Nada do que disse foge ao que penso. Confirma-se pelo testumunho, ao qual agradeço a ilucidação clara, que um maquinista, como exemplo, ganha 1600 euros limpos ou seja perto de 3000 brutos o que confirma os seus 40% de descontos, tal como um professor como fiz a comparação já. Aceito também muito bem o que disse, os subsidios são injustos e abusivos dignos de uma gestão danosa que têm de acabar e serem repostos ordenados dignos mas realistas e lucidos. A culpa é sem duvida de gestores que como ganham fortunas e são os únicos, em colaboração com governos anteriores e interesses bem altos, responsáveis pelo que se vive hoje, pois não haveria greves se esses subsidios não tivessem sido dados um dia. Por isso, e resumindo, acho que se deviam manter com o que lhes querem dar hoje, que já é ótimo, e não reenvidicar algo que nunca deveria ter sido dado, E já agora, não prejudicavam quem nunca teve a hipótese de ter essas regalias e vive uma vida abaixo de modesta..

      Eliminar
    3. Caro Gil
      Votos sinceros das maiores felicidades para si e os seus
      Entenda sem qualquer tipo de ironia ou outro sentimento de incorrecta interpretação por quem comunica através de um computador

      Eliminar
    4. De modo algum Luis e desejo-lhe o mesmo.

      Eliminar
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Relatório de Contas 2012
      http://www.metrolisboa.pt/wp-content/uploads/Relatorio_e_contas_2012.pdf

      Para quem quiser dar uma vista de olhos.

      Eliminar
    2. Por favor, dê uma vista de olhos ao relatório de 2.012 e faça-nos um resumo igual ao que fez no de 2010. O meu computador está lentíssimo e não lê todas aquelas folhas do PDF

      Eliminar
    3. Esse relatório não traz informações tão detalhadas quanto o da auditoria. Uma pena.

      Eliminar
  25. Sou maquinista à 20 anos e ganho limpos 1600€ por mês já com esses subsídios todos incluídos. Conduzimos 6 horas por dia. Os nossos familiares pagam para andar de metro. Só folgo ao fim de semana de 7 em 7 semanas e entro ao trabalho às 05h30 da manhã. Acredito que haja muita gente que ache muito mas falem deste valor que é a média real do que ganha um Maquinista no Metro.

    ResponderEliminar
  26. Nao foge do que foi dito, e até que enfim alguém com coragem para expor aqui os verdadeiros valores. Acho um valor exagerado comparado por exemplo a um professor com 40 anos de carreira que tira limpos menos que isso e trabalha mais horas, sem esquecer o trabalho que leva para casa e outras coisas a que estão sujeitos e os anos que estudaram e continuam a estudar. Não esqueçamos que esse ordenado em bruto dá uns bons 3000 euros. Cada vez mais fico sem perceber as greves e sacrificarem pessoas que tiram 500 ou pouco mais por mes e sem "direito" á greve, pois é um caminho para o despedimento em breve. Não esqueça que entrando as 5h30 sai as 11h30 ;O) É o sonho de muita gente não é um pesadelo como querem fazer parecer. Almoços de familia, Natal e outras festas sempre são passados em familia. Eu e outras centenas de milhares de pessoas ganham 500 a 600 euros e trabalham de noite mesmo com o devido subsidio, no meu caso 0,92 centimos a mais por hora BRUTOS.... Só gostava que já que estamos numa onda de honestidade também se diga aqui a verdadeira causa destas greves, tirando claro o interesse implicido dos sindicatos, que é um "negócio" bastante lucrativo...Vimos bem como foi a ultima greve, por exemplo, do pessoal da recolha do lixo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que me chateia e sempre chateou desde a abrilada, é o ragabofe das greves.
      São greves por tudo e por nada e por quem tem emprego garantido!!!
      Os reformados, os do rendimento mínimo, os do salário mínino e os desempregados, poderão fazer greves? Como e de que maneira poderão fazem greves? E se fizerem, alguém os ouve?

      Não vejo a hora de todos os transportes TODOS SEM EXCEPÇÃO, incluindo todas aquelas empresas parasitas que o Estado tem para lá meter os afilhados, compadres e boys serem privatizados. Passavam a ser como os outros,os privados que são os ÚNICOS a pagarem a toda esta parasitagem, com os seus descontos.

      Eliminar
    2. realmente o portugues ou é esquecido mas para conveniencia e não a vejo em lado nenhum ou então gosta...ja se esqueceram que as empresas que passaram a privadas ate hoje aumentaram imenso os valores para os consumidores afim de lhes encherem o bolso, o caso das gasolineiras,a edp,etc...pois meus senhores informo-lhes se acontecer ao metro a situação vai ser igual,os passes vão aumentar imenso e cada vez mais menos comboios a tripular,e vão encher na mesma o bolsinho dos gestores que esses sim precisam.São uma cambada de abutres e sendo assim podem continuar ja que gostam a votar nos mesmos ou seja ps e psd

      Eliminar
    3. Senhor Gil desculpe quem entra ás 05.30 h sai ás 14.30 H ou as 15 depende se tem 1 ou 1.30 de refeição.e tambem como o sr o maquinistas e outras funções do metro não passam natal festas e outras coisas em familia eu posso lhe dizer antes de me ir embora para fora o meu filho mais velho tinha 11 anos quando passei o 1º Natal com ele em casa.Olhe eu se estivesse em Portugal convidava o a ir visitar o metro pois ainda tenho lá bons e grandes amigos e levava o a um sindicato independente livre de partidos e grandes organizações sindicais e ai o senhor podia esclarecer todas as duvidas e perceber toda a realidade. Um Abraço

      Eliminar
    4. o sr gil ou é burro ou faz-se de burro que é o mais certo.

      Eliminar
  27. Até ia mais longe, será que podemos fazer greve como utentes? É que quem paga esta treta toda somos nós duas vezes, nos impostos e no passe, como comprova esta noticia;" Entre Julho de 2011 e Julho de 2013, o preço do passe mensal para o Metropolitano de Lisboa aumentou 80%, passando de 19,55 euros para 35 euros, tendo acabado também os descontos para estudantes." . Mas não podemos não é? Precisamos e temos de andar nas mãos de quem pode faze-las e ainda leio aqui que reclamamos por inveja?? Santa ignorância lol Aumentaram os passes desta para pagarem os vossos ordenados, entendem??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os serviços publicos sao pagos pelos nossos impostos, inclusive os dos trabalhadoresdo Metro de Lisboa que em media pagam 45% de impostos. Estes dados sao na sua maioria falsos e tem como intenção desviar a atenção para o desmantelamento e detrioração de todos os serviços publicos. Os Portugueses tem o habito de assobiar para o lado e em vez de lutar pelos seus direitos criticam quem de alguma forma nao se conforma com todos os roubos e o retrocesso social que vivemos

      Eliminar
    2. Sem duvida...Há mais sim..Mas não se justifica um mal com outro, até porque aqui o tema é dos trab. do metro e cp. Temos casos ainda mais gritantes, mas agora calhou falar neste pq além de tudo ainda prejudicam milhares de pessoas para o seu bem próprio, quando estão 300% melhor que a maioria dos portugueses. Os dados não são assim tão falsos não, caso contrário prove que eu passo a acreditar. Só vi aqui uma pessoa que disse quando ganhava, o resto fica pelas intenções e fecha-se em copas, porque sera? E quem disse admitiu que um maquinista,ele proprio, ganha cerca de 3000 euros brutos e tarbalha 6h...Palavras para que? Lutar pelos nossos direitos em vez de criticar, é outra frase repetida e tão injusta, só mesmo quem têm algum tipo de proteccionismo para as suas greves é que fala assim, ou seja trabalhadores do estado.. Fariam greve no privado? Claro que não, não sejamos hipócritas pf..

      Eliminar
  28. Eu gosta de saber alguns pormenores das vossas greves, nomeadamente:
    -Taxas de adesão/trabalhadores convocados;
    -custo salarial por greve parcial\total;
    -nº de trabalhadores em falta necessários para paralisar os serviços;
    -cadernos reivindicativos;
    -acções desenvolvidas nos dias de greve.

    ResponderEliminar
  29. Ao ler todos os escritos atrás e ao notar tanta excrementisse a atacar quem por seus direitos luta e a pretenderem alterar-se e a passarem a ser ladroeiros juntando-se a quem rouba os trabalhadores desta minha nação e que se movimentam entre belem e s. bento... deu-me vontade de vomitar. Por isso reconheço fácilmente que, e dou o braço a torcer, quem na lama quer viver (que é para não dizer porcaria)... á lama se deve subordinar.

    ResponderEliminar
  30. Discurso de PCP ou BE, sem tirar nem por. Sem noções da realidade... Não pagues a divida, revolta-te...Sai do Euro...Revolta-te, O café do costume fecha aos domingos..Revolta-te.. "Excrementisse é pseudo intelectuais de esquerda virem defender o indefensável porque isso significa criticar o governo, seja ele quem for. Um dia se um destes partidos conseguisse chegar ao governo, Deus nos proteja de tal destino, no dia seguinte demitesse porque depois de uma noite a ponderar chegaram á conclusão que seria...sei lá...talvez inconstitucional (palavra idolatrada pelos seguidores do "bota abaixo") dizer mal do próprio governo que é constituido por....eles próprios. Sim, porque não conseguiriam ficar 24 horas sem dizer mal do governo mesmo que o governo fossem eles, esta-lhes nos genes, não dá para combater tal necessidade.. Já agora acrescento, que quem me dá vontade de vomitar são estes comentários que nem conseguem distinguir o verdadeiro proletariado dos protegidos socialemente e financeiramente. Caso contrário os gestores da CP e Metro também são esses tais trabalhadores da sua naçao, são assalariados e tbm têm direitos, inclusivé o direito de gerir a empresa como acham melhor, pagar ordenados mto acima da maioria e assim ajudar e repito ajudar a levar a empresa á falencia. Coitados desses gestores só queriam o bem dos funcionários por isso pagavam-lhes demasiado bem, sendo assim são gajos porreiros pá...Quase todos vivemos na lama , não é só quem quer, mas uns tens os olhos de fora e ainda conseguem deslumbrar a realidade, outros preferem meter a cabeça lá de baixo e fingir que vivem num pais rico cheio de petróleo, ouro e diamantes....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem. Alguém que diz a veradade sem receios.

      Eliminar
  31. O povo está preocupado com os ordenados e as greves dos funcionarios do metro. Mas eu pessoalmente estou preocupado se a empresa for privatizada. Porque os passes passam para o dobro ou o triplo, e em termos de seguranca, passa a haver muitos acidentes por falta de manutencao. Pensem nisto desta forma.

    ResponderEliminar
  32. Sou funcionário do metro e, na Fertagus para um percurso de cerca de 50Kms (os mesmos Kms da rede do metro...) paga-se 3 vezes mais!
    Não acreditam? Fertagus - Lisboa/Setubal 127,35€ (...) Carris/Metro Rede Toda* 42,00€ (...) Vêem alguma diferença?!

    Esta notícia não corresponde à realidade do Metropolitano de Lisboa! De uma vez por todas... Enfim!

    O salário médio de um auxiliar é de 800€ tudo incluido
    de um bilheteiro é de 900€ tudo incluido
    de um responsável da estação é de 1100€ tudo incluido
    de um máquinista é de 1300€ tudo incluido

    E aqui inclui-se: Trabalhar debaixo do chão onde, quando se saí à rua e se leva com a luz do dia faz doer a vista!
    E aqui inclui-se: Trabalhar com ratos e baratas a passear livremente pelas bilheteiras!
    E aqui inclui-se: Trabalhar com correntes de ar ascendentes e descendentes mediante as passagens dos comboios 8h/dia.
    E aqui inclui-se: Trabalhar a respirar um ar rarefeito, cheio de pó e limalhas de ferro 8h/dia.
    E aqui inclui-se: Trabalhar com vontade de ajudar mesmo que quem quer ser ajudado seja mal-educado e rude para si.
    E aqui inclui-se: Trabalhar o Natal, o Ano Novo, Páscoa, Carnaval etc...
    E aqui inclui-se: Trabalhar com direito a 7 fins-de-semana (dos 52 que existem por ano) para estar com a família.

    E depois desta explicação, são estes profissionais que estão ao vosso dispor em caso de acidente, correm para vos ajudar!
    Enfim, são estes profissionais que fazem o metro andar todos os dias para que possam ir e vir de onde quer que estejam para onde quiserem ir... E que lutam para que possam pagar 42€ por 50Kms de estações e inumeras carreiras de autocarros/eletricos (e até os comboios agora também!) em lugar de pagarem 127€!

    Agora pensem!

    Não somos nós que ganhamos bem!
    São voçês que ganham mal!!!!
    LUTEM PELOS VOSSOS DIREITOS!!!!
    NÃO LUTEM CONTRA OS DIREITOS DOS OUTROS!!!!

    Até porque o Governo CDS/PSD o que quer é isto mesmo -> Trabalhadores contra Trabalhadores! E nunca Trabalhadores contra Patrões!
    (E se pensam de maneira diferente, o que eu respeito, é porque ou são patrões, ou são filhos dos patrões)!

    *Rede toda significa todas as carreiras da Carris e todas as estações do Metro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não somos nós que ganhamos bem!
      São voçês que ganham mal!!!!
      LUTEM PELOS VOSSOS DIREITOS!!!!
      NÃO LUTEM CONTRA OS DIREITOS DOS OUTROS!!!!
      ----------------------------------------------------------------------------------------------
      Como é que os do Rendimento mínimo, os desempregados que não recebem subsídio de desemprego, dos nossos velhos cujas reformas mal dão para os medicamentos...PODEM LUTAR PELOS SEUS DIREITOS??? Quais são as suas armas? Ah...já sei.....deitam-se todos em cima das linhas do Metro....

      Eliminar
  33. Comentem a auditoria. Justifiquem os 17 subsidios e os 4 prémios. Querem defenderm os vossos direitos? Apresentem em bloco. Parem é de prejudicar quem não tem culpa, com as constantes greves.

    ResponderEliminar
  34. Eu como trabalhador da CARRIS, deixo aki um comentaria, pedido desculpas desde já dos erros de escrita
    Em relação as empresas PPP ficarem totalmente privadas, ate tem algum sentido, mas depois os povo TUGA não se pode esquecer de uma coisa.....
    Ao privar tds os transportes, o resultado sera este
    PASSES MUITA MAIS CAROS
    TARIFAS DE BORDO MUITO MAIS CAROS
    MUITO MENOS FUNCIONARIOS A TRABALHAR DERIVADO A BAIXO SALARIOS
    VEICULOS( AUTOCARROS, COMBOIOS E BARCOS) COM MUITOS MAIS ANOS AO SERVIÇO+
    REDUÇÃO SUBSTANCIAL DE CARREIRAS, HORARIOS DE PASSAGEM
    Devo continuar??
    Qd o povo se dirigir a um balcão de finanças, ou segurança social, etc em vez de ter 10 balcões e ter somente 2 balcões a trabalhar irão sentir muita falta dos funcionários públicos que o Governo insiste em abater
    Portanto abram os olhos....
    Em relação a poucas ou nenhumas regalias existentes ainda falo pela CARRIS
    Elas são - Assistencia medica para funcionário
    Dia de Aniversaio em casa
    Transporte gratuito para o mesmo nos veículos da empresa
    e nada mais...
    Kem diga o contrario mente á descarasda
    Estas regalias foram conquistadas da seguinte maneira
    Os funcionários pedem aumento salarial, prontamente a Administração da empresa recusa, claro como ferramenta fazemos greve. A Administração oferece com a condição do GOVERNO uma regalia, ou seja, o salario mantem se mas teremos assim uma regalia...esta forma de luta pode ser e deve ser praticado por públicos e privados...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  35. Dos valores que aqui colocam e dos que falam a noticia, não vejo grande descrepância apesar de só haver dois valores para comparar, gostava de ver os outros salários. Ou estarão corretos e não vale a pena contrapor? O que vejo é que retirando os impostos do valor bruto que falam na noticia não foge á realidade então. Se bem que já vi aqui dois maquinistas a declarar valores bem diferentes, um diz que ganha 1300 outro 1600 limpos. Acerca da fertagus, e longe de mim estar a defender essa empresa, não esqueçamos que passa a ponte, um pormenor bem importante que está a ser minimizado, além de que são 50 Km bem diferentes pois quem paga esses valores faz exatamente Setubal-Lisboa porque a média do valor pago por utilizador esta bem longe de ser esse e tambem nao esqueçamos que uma boa parte dos utilizadores tem descontos no passe que vão dos 25% aos 60%. Não sei porque fizeram a comparação dos 50 km de rede metro com 50 km da rede fertagus e os 40€/metro e 120/ fertagus pois niguém faz 50 km de metro num dia,penso eu que nem numa semana no entanto quem paga 120€ na fertagus faz 100 km por dia.. Terao sido estes dados para "puxar a brasa á sardinha" e confundir os menos atentos? Além de quererem fazer parecer que é tudo horrivel debaixo de terra coitados, agora pergunto...Os meus colegas seguranças que lá trabalham também fazem greve? Podem? Uns podem outros não, essa eu já entendi..E não me venham com as tretas que não fazem pq nao querem... São eles que levam de frente com os clientes insatisfeitos pelas greves e no entanto comparem lá os ordenados. Um conselho ao pessoal do metro, vão procurando outro emprego esse não presta mesmo e boa sorte a todos os pobres que não tem outra forma de ir para o trabalho já na proxima quinta-feira porque a festa continua e os sindicatos enchem os bolsos ;O) Agora digo eu..Pensem....

    ResponderEliminar
  36. Já agora acrescento, o metro transportou 106 milhoes, a fertagus 13 milhões... Como toda a gente sabe a diferença de custos não é porpocional, ou seja os custos são muito superiores por passageiro..São pequenas diferenças que fazem toda a diferença. Acerca da carris caro amigo, até concordo com algumas coisas, mas também não vejo que ganhem assim tão pouco para quererem aumento nesta altura. No entanto a privatização não me preocupa de todo, temos casos como a Vimeca que é um bom exemplo, assim haja controle do estado, porque nao se pode continuar com a mania de que ou é preto ou é branco, também existe outras cores. O privado procura lucro sim, mas alguém se lembra da velhinha companhia dos telefones? Qt pagavam pelas chamadas?

    ResponderEliminar
  37. Vende a informação como a comprou, se lhe derem m.... para comprar tb compra?! Tenha juizo e fale de coisas verdadeiras! Privatizem já as empresas públicas para aumentarem os passes no dia seguinte e ficarem com as greves na mesma. Misturam alhos com bugalhos e dá nisto...

    ResponderEliminar
  38. Sinceramente já me canso.. Sou Operador Comercial no Metro (o antigo "Chefe de estação"). Mudámos para O.C. porque passámos também a vender bilhetes no que foi mais uma forma de poupar no numero de funcionários. Querem factos? Ei-los:

    -Ganho brutos cerca de 1700€. Limpos 1000/1100 (consoante as horas nocturnas, feriados trabalhados etc)

    -Trabalho 7h diarias em regime de turnos. Numa semana entro as 06:00 na seguinte entro as 18:30.

    -O relatório e contas do Tribunal de Contas refere EXPLICITAMENTE que a nivel operacional o Metro DÁ LUCRO!

    -O prejuizo crónico desta empresa deve-se aos milharez de milhões de euros que teve que pedir à banca para financiar as obras de expansão da rede. ESTÁ ESCRITO NO MESMO RELATORIO QUE O METRO PAGA À BANCA ANUALMENTE O TRIPLO DO QUE GASTA NA OPERACAO DA EMPRESA. (e isto inclui não só os vencimentos como a manutenção, energia, limpeza etc etc)

    Posto isto apenas algumas observações para o Sr. Gil:

    -Quer mesmo comparar o preço de construção de 1km de via férrea da Fertagus (que a maioria até já existia sendo a antiga linha para o algarve) com o custo de escavar 1 km de tunel por baixo de lisboa? Cada Km de via ferrea nosso paga os 50km da fertagus meu caro. Logo seguindo a lógica o preço de um passe que lhe permite deslocar-se de metro e carris desde a Amadora a Odivelas passando pela baixa, expo, Alcântara, Algés etc deveria ser bem maior que o passe da fertagus não lhe parece? E vai ser isso que acontecerá quando o ML for privatizado. Não duvide.

    A privatização vai favorecer é a banca e quem pegar nisto, porque como já disse (e tal como está explicito no dito relatorio e contas do tribunal de contas que qualquer um pode consultar online) o que torna o ML uma empresa altamente endividada é a divida à banca. A exploração já dá lucro. Ora a divida vai ficar para todos nós contribuintes pagarmos. O privado fica só com o que dá lucro.

    Apenas adianto que o ML tinha em 2000 cerca de 2300 funcionários. Hoje com uma rede maior somos cerca de 1600. Se calhar só por ai se vê o quanto a nossa carga de trabalho aumentou. Menos pessoas mas maos estações e mais comboios a circular.

    Finalmente, e a nivel pessoal, eu sei e tenho plena noção que apesar de não auferirmos os vencimentos aqui apresentados ganhamos de facto acima da média nacional. O que as pessoas se esquecem é que também temos despesas acima da média. O senhor se ganhasse 1000 euros provavelmente trocava de casa e ficava a pagar uma prestação maior. Porque o podia fazer. O seu vencimento permitia-lhe isso. Se passados 10 anos lhe dissessem que tinha que voltar a viver com os 600€ que ganha como faria? O banco não lhe ia baixar a prestação da casa. Pois..

    Repito. VEJAM E LEIAM O RELATORIO E CONTAS DO TRIBUNAL DE CONTAS. Esta lá tudo bem explicado e facilmente constatarão a verdade: A culpa da situação de quase falência da empresa é da divida à banca (contraida para expandir a rede) e das famosas Swaps. Não dos nossos vencimentos.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sr. Operador Comercial do Metro pelas suas explicações. Ficámos a saber mais um pouco acerca do problema em questão.
      Porque se trata de um assunto pertinente, este seu comentário vai ser dado à estampa neste blogue amanhã pelas 19 horas, com o destaque que merece.
      Cumprimentos


      Eliminar
  39. A malta deve pensar que construir estações de Metro é como fechar varandas...e depois dizem k tem d reduzir os custos lindo...

    Exemplo: Vocês sao seleconados e vão trabalhar para o metro amanha e vao logo assinar um documento a dizer k não querem subsidios e SÓ querem ganhar 500/600€ porque é a média nacional...deve ser deve, nao sejam parvos e lutem pelo bem do pais...

    Solução depois d ler todos comentarios: fechar o metro e mandar TODOS OS 1200 trabalhadores para casa ou emigrar, pois assim estes senhores ja dormem melhor porque nao tem metro para ir bulir e têm d descançar as pernas

    ResponderEliminar
  40. A culpa da crise não tem nada a ver com o BPN nem com os submarinos nem com a banca que manda nisto...nadinha.........que mentalidade!!!...ainda ninguém falou nas benesses dos nossos politicos e nos cortes que eles NÃO fizeram para eles.....vão longe vão com essa mentalidade...privatiza-se o metro r depois pagam 4 euros por bilhete e sem greves!!!....yupi...yupi...se calhar depois têm metro e já não andam...yupi...yupi...

    ResponderEliminar
  41. Caro Herminius Lusitano peço-lhe apenas que antes de publicar o meu comentário hoje leia o Relatório e Contas disponivel na internet e que consulte especialmente as rubricas de vencimentos e de juros à banca.

    Talvez fique espantado quando perceber que o Metro PAGA MAIS DE JUROS À BANCA DO QUE GASTA COM VENCIMENTOS DO PESSOAL . Repare que estamos a falar apenas de JUROS não de amortizações do capital em dívida.

    Se o caríssimo puder consultar o dito relatório peço-lhe que o faça. Aí já poderá escrever um post baseado em FACTOS e não "num texto que circula pela net e que vendo ao preço que comprei" ;-)

    Cumprimentos e (espero eu) boa leitura.

    ResponderEliminar
  42. Estimado Herminius lusitano a titulo de curiosidade deixo aqui os seguintes numeros disponiveis no Relatorio e Contas de 2012. (Basta "googlar" relatorio e contas metropolitano de lisboa)

    Pagamentos respeitantes a:
    -Empréstimos bancários : 334 888 539€
    -JUROS : 153 477 168€

    GASTOS COM PESSOAL: 75.297.791€

    Como vê não minto. O ML só de juros paga O DOBRO daquilo que gasta em vencimentos. E aqui inclui-se o famoso complemento de reforma que este governo cortou a partir deste mês...

    Repito.. leia o relatório por favor e depois poste aqui o que a sua consciência mandar.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela ajuda que é preciosa.
      O meu computador fixo "quebrou" e o meu "baratuxo" portátil está lento e não consegue ler todas as folhas daquele PDF....mas vou tentar...demore o tempo que demorar...
      Vou incluir estes números no post que vai sair às 19 Horas.

      Eliminar
    2. Responda lá com sinceridade, quanto disto ainda é verdade:
      Subsídio de Agente Único
      Subsídio Quilometragem
      Subsídio Limpezas Técnicas
      Subsídio Ajuramentação
      Subsídio Acréscimo Função
      Subsídio Salubridade
      Subsídio Função
      Subsídio Manobras
      Subsídio Transporte
      Subsídio de Turno
      Subsídio Trabalho Nocturno
      Subsídio Isenção de Horário
      Subsídio Prevenção
      Subsídio Chefia
      Vencimento Carreira Aberta
      Outros Subsídios (Conservação???, Formação, Telefone?????)

      Eliminar
  43. Eu infelizmente estou a teclar via telemóvel caso contrário punha aqui todos os valores do balanço...

    Ja agora um pedido. Ao postar os 75 milhões como gastos com pessoal por favor ressalve que nesse valor está incluido o complemento de reforma pago a mais de 3500 trabalhadores reformados. ( o tal cujo pagamento o governo suspendeu no inicio deste mês e que representa mais de metade doa gastos com pessoal.) Caso contrário os seus leitores podem limitar-se a dividir os 75 milhões pelos 1550 funcionários e ficam a pensar que ganhamos balúrdios...

    ResponderEliminar
  44. Mas expliquem-me lá sff a razão pela qual, eu, utilizador do metro, com serviço pago por antecipação, tenho de ficar prejudicado com 13 greves em 2013 e mais 3 já este mês? Conseguem explicar que culpa tenho eu? A sério, é que tiram a paciencia a uma pessoa. Querem pressionar o governo APRESENTEM DEMISSÂO EM BLOCO!!! Parem com o raio das greves. Estão a por em risco o trabalho das outras pessoas. Chegamos tarde, acomulamos trabalho, ouvimos reclamações, os chefes não gostam nem compreendem. Não sejam egoistas, não olhem só para o vosso umbigo.
    Já agora e para terminar, qual é o espanto de o metro pagar mais de juros do que de vencimentos? Alguém esperava o contrário?

    ResponderEliminar
  45. A razão pela qual você, utilizador do metro com serviço pago antecipadamente tem de ficar prejudicado com 13 greves 2013 e 3 já este ano é simples:

    Chama-se Passos Coelho.

    Se quer culpar alguém culpe este governo que nos rouba a todos e culpe TODOS os portugueses e portuguesas que votaram neles. Não culpe é aqueles que com muito sacrifício pessoal (sim, porque caso não saiba os dias de greve são descontados no vencimento ) ainda se erguem e lutam contra este governo de ladrões.

    E quanto a sua falta de espanto por o ML pagar o dobro de JUROS do que de vencimentos reflecte bem o estado deste país... pagar 152 milhões à banca em JUROS (só juros, não estamos a falar em amortizar a divida) é normal. Pagar 75 milhões aos trabalhadores é que já é mau e é a causa da dívida da empresa...

    Não sei se reparou nas contas mas mesmo que os funcionários do metro trabalhassem 12 meses de borla continuava a não ser suficiente para pagar sequer os juros. Enquanto o estado não pagar a divida à banca a empresa vai sempre dar prejuizo. Seja pública ou privada. Claro está que se o estado ficar com os 5.200 milhões de dívida do metro para os contribuintes pagarem e concessionar apenas a parte operacional ai já vai dar lucro ao privado que pegar nisto... já dá.

    ResponderEliminar
  46. Não faça demagogia porque não serve de nada. Senão tenho de lhes respoder o mesmo que já respoderam antes. Então e os reformados da SS como se manifestam, uma vez que não podem fazer greve? Só se fizerem greve de fome.Apresentem demissão em bloco.

    ResponderEliminar
  47. Demagogia? Demagogia é sugerir que a melhor forma de luta é... demitir-mo-nos!!!

    E já agora como os reformados e os beneficiários da SS não podem fazer greve nós também não a deveriamos fazer em solidariedade. É isso?

    Esse é o mal deste país. Quem tem menos prefere lutar para que quem tem mais perca o que tem a lutar para passarem eles próprios a ter mais. Nivele-se tudo por baixo. Se eu ganho 600 os outros não tem nada que ganhar 1000. Cortem-lhes tudo para ficarem a ganhar 600 como eu e verem como custa. Enfim...

    E quanto aos privados não poderem fazer greve ou são despedidos.. isso é falso. Desde que TODOS se unam conseguem. O problema é que no privado não se unem. Quer um exemplo: Os vigilantes.

    Trabalham por turnos, imensas horas, são mal pagos e tem que se sujeitar a tudo o que os chefes mandam sob pena de irem parar a postos longe de casa ou serem despedidos certo? Agora imagine uma greve de vigilantes a nivel nacional, de todas as empresas de segurança, e com taxas de adesão de 95% como no Metro... metade do país parava. Quem ia fazer segurança nos aeroportos, estádios, centros comerciais etc? E as empresas iam fazer o quê? Despedir toda a força de trabalho? Só o que iam pagar em multas por não terem um homem no posto ia faze-los pensar 2 vezes. O problema qual é? NÃO HÁ UNIÃO. Cada um olha para o seu Umbigo e ninguém faz greve para ficar bem visto.

    Repito.. não critiquem quem mesmo perdendo dinheiro ainda luta. Lutem antes vocês também.

    ResponderEliminar
  48. É demagogia vir dizer que a culpa é do governo. O governo cortou a toda a gente. O Sr. por acaso viu os médicos, os enfermeiros, os correios, as finanças, ou qualquer outro sector fazerem 13 greves num ano? Não viu. No entanto as pessoas manifestaram-se. Vocês com a desculpa de defender o vosso direito põem em risco e pisam os direitos de outros compreende isso ou não? A demissão não é mais que uma medida de pressão. O governo não poderia de forma alguma aceitar 1600 demissões. Não pode dar-se ao luxo de ter o serviço parado 3 ou 4 meses para recrutar esse volume de mão de obra e formar as pessoas com funções mais especificas. Continuem com isso. O povo já não está do vosso lado e o governo já pouca importância dá à vossa luta porque vocês a banalizaram. Duas leituras:
    http://www.cogitaresaude.com/2007/11/finlandia-16-mil-enfermeiros-ameacam-demitir-se/

    http://economico.sapo.pt/noticias/nao-e-com-greves-todos-os-dias-que-se-resolvem-os-problemas_185814.html

    ResponderEliminar
  49. Das duas leituras que mandou uma delas nem vale a pena comentar porque se trata de uma noticia de 2007!!!
    A outra peca por falta de conteúdo...

    Pena tenho que o população só de manifestou em massa quando da manifestação por causa do aumento da TSU...aí o Governo recuou, agora ninguém mas mesmo ninguém quer saber dos trabalhadores no Metro por vocês até podemos morrer ou andar acorrentados porque o que interessa é k de manha o Metro esteja andar para sentar o traseiro e seguir a sua vida de Lorde neste pais num nivel de miseria...Pena tenho eu dos jovens que tentam fazer deste pais algo mais e mandam-nos emigrar...Todos os dias somos tratados como animais, como escumalha e como bandidos e poucos nos ligam como pessoas só quando fazemos greve é que se lembram de todos os que fazem por ter um serviço a funcionar todos os dias do ano...

    Neste momento sinto que o meu pais não me quer por cá e que estou a mais...

    ResponderEliminar
  50. Essa conversa do inocente convertido em vilão pelo povo ingrato não serve de nada. Continuo o achar que os senhores auferem mais do que deviam. Podem discordar mas devem procurar meios de contestação que não lesem que não tem culpa.

    ResponderEliminar
  51. Mto bem..só pk o senhor é mal pago pelo seu patrao o meu tb deve pagar mal...fantastico, cada vez gosto mais do povo português...

    ResponderEliminar
  52. o que sei é que quem tem direito e acesso aos meios de comunicação são sempre os mesmos funcionários públicos basta ver os comentários, os comentadores nas tvs jornais rádios etc.
    e o zé povinho 4000000 de desempregados trabalhadores por conta de outrem pequenos empresários quem os defende?

    ResponderEliminar
  53. estes chulos trabalham as escuras de noite com horários simplificados e não veem a família remoracoes elevadíssimas com valentes regalias são como os estivadores olhem os parques automóveis casas de praia equivalentes aos governantes final de ano e natal são dias que se come o fazem ramadão o padeiro a policia que vegiao as casas deles os motoristas de estrada bombeiros pescadores não seres humanos há vagas no metro de moscovo então ordenados por igual para todos uma greve enviado de ferias para a siria tudo privatizado e gerido por um chavista

    ResponderEliminar
  54. Interessante como apesar de uma ignorância total sobre o assunto em causa, sem qualquer base sustentável para o texto escrito, mesmo assim não inibiu quem o escreveu.
    Ainda para mais é fácil encontrar alguém que lhe possa dar informações concretas ácerca do assunto, bem como relatórios anuais das despesas com assalariados e reformados da empresa a que se refere.
    Só se pode concluir portanto que existe uma nitida e pessoal intenção de prejudicar estes trabalhadores e reformados, mesmo que para isso se continuem a escrever barbaridades como as que aqui foram escritas, com (repito) sem qualquer fundamentação real e efectiva.
    É triste ver que certas pessoas passem a prejudicar outras só porque o poder politico actual conseguiu com o seu poder nos media, fazer com que as pessoas de espirito pobre se deixem levar nesta campanha de virar umas gerações e trabalhadores de várias àreas umas contra as outras de forma a desviar as atenções das verdadeiras e inadmissiveis ilegalidades que este governo insiste em levar por diante, sendo que uma das mais gritantes é precisamente a situação dos reformados da empresa que é aqui referida. Se o estado e os governos podem cancelar de um momento para o outro aquilo que foi acordado entre o proprio estado (empresas onde a sua participação é maioritária) e os trabalhadores, passamos de imediato a viver numa situação de anarquia, pois ninguém pode ser responsabilizado por acordos/compromissos que tenha feito anteriormente.

    ResponderEliminar
  55. sou maquinista do metro e não trabalho 3 horas por dia o maquinista tripula 6 horas por dia a andar de comboio não da direito para fumar cigarros e beber café as pessoas que se convenção quando for dada a concessão pior vai ser para os passageiros preco do bilhete e passe social .viva o privado não e vocês nem sabem o que vai acontecer se a empressa for parar as mãos dos privados beijinhos e abraços para o privado .

    ResponderEliminar