Posts do momento

A maior árvore do Planeta

2 2

Sequóia
Visitar o Parque Nacional da Sequóia, Califórnia, EUA, é uma experiência realmente notável. Numa altitude de 1.800 metros acima do nível do mar, pode-se vislumbrar a chamada floresta gigante, uma floresta que nos remete para a aurora da pré-história. Diversas árvores gigantescas erguem-se do solo como colunas monstruosas em direcção ao céu. Com cerca de 80 metros de altura e 7 metros de diâmetro, essas árvores, chamadas de sequóias-gigantes, são consideradas as maiores do mundo em volume total de madeira.

Estima-se que a maior sequóia do planeta, baptizada de General Sherman, tenha 84 metros de altura, 7,7 metros de diâmetro, 1.487 m3 de madeira e 2.700 anos de idade. No entanto, existem registos de sequóias que já atingiram quase 100 metros de altura e 17 metros de diâmetro.

No século XIX, várias delas foram derrubadas para fins comerciais. Porém, a sua madeira, apesar de abundante, mostrou-se frágil e inadequada para construção, sendo usada no máximo para postes, cercas ou palitos de fósforo.

A visão de enormes sequóias derrubadas e a enorme quantidade de madeira desperdiçada nos bosques causou uma forte comoção pública que acabou por mobilizar esforços de conservação da espécie. Por isso, ainda existem tantas sequóias preservadas em reservas e parques pelos EUA. Além disso, a facilidade de cultivo permitiu que exemplares fossem plantados para fins ornamentais em várias partes do mundo, como Inglaterra, Alemanha, Canadá e Austrália. Portanto, podemos esperar ainda muitos anos de existência para essa magnífica espécie que é considerada um fóssil vivo.

Uma visita pelo espantoso Parque Nacional da Sequóia, Califórnia.

Partilhe este artigo

Post Anterior
Prev Post
Próximo Post
Next Post
2 Comentários Blogger
Comentários Facebook

2 comentários blogger

  1. Ninguém fica indiferente com as imagens impressionantes ... pela sua imponência...

    Árvore componente da Natureza ...beleza que nos fascina ... que é mais um tronco e ramos ... simbolismo de uma liberdade que nos assiste de escolher entre o bem e o mal ... a estima e preservação das árvores que tem um papel fundamental na vida dos homens ... O Ser Humano destrói e não se dá conta do que lhe reservará o futuro com a destruição... apesar dos avisos serem constantes ...o valor traduz-se em valor monetário... tornam-se as lendas da natureza... adentro do tempo intangível ... num espaço maior que a idade dos Homens...num conceito de origem
    O Metal imperou e impera e está a ser desbravada a riqueza natural de uma maneira tão estúpida e a uma velocidade alucinante que o planeta já está a pagar pelos crimes cometidos...!

    Na Floresta Amazónia ... por ex: os índios são pagos por cada árvore cortada 1€... sendo os EUA e a Europa bem como a China os principais consumidores ... por isso o que se vê é muita hipocrisia...é um crime o que está acontecer!

    ResponderEliminar
  2. Toda a razão MARLUZ.
    Este mundo é realmente muito difícil de ser controlado. Estou consigo
    Abraço

    ResponderEliminar