Posts do momento

A maior árvore do Planeta

2 2

Sequóia
Visitar o Parque Nacional da Sequóia, Califórnia, EUA, é uma experiência realmente notável. Numa altitude de 1.800 metros acima do nível do mar, pode-se vislumbrar a chamada floresta gigante, uma floresta que nos remete para a aurora da pré-história. Diversas árvores gigantescas erguem-se do solo como colunas monstruosas em direcção ao céu. Com cerca de 80 metros de altura e 7 metros de diâmetro, essas árvores, chamadas de sequóias-gigantes, são consideradas as maiores do mundo em volume total de madeira.

Estima-se que a maior sequóia do planeta, baptizada de General Sherman, tenha 84 metros de altura, 7,7 metros de diâmetro, 1.487 m3 de madeira e 2.700 anos de idade. No entanto, existem registos de sequóias que já atingiram quase 100 metros de altura e 17 metros de diâmetro.

No século XIX, várias delas foram derrubadas para fins comerciais. Porém, a sua madeira, apesar de abundante, mostrou-se frágil e inadequada para construção, sendo usada no máximo para postes, cercas ou palitos de fósforo.

A visão de enormes sequóias derrubadas e a enorme quantidade de madeira desperdiçada nos bosques causou uma forte comoção pública que acabou por mobilizar esforços de conservação da espécie. Por isso, ainda existem tantas sequóias preservadas em reservas e parques pelos EUA. Além disso, a facilidade de cultivo permitiu que exemplares fossem plantados para fins ornamentais em várias partes do mundo, como Inglaterra, Alemanha, Canadá e Austrália. Portanto, podemos esperar ainda muitos anos de existência para essa magnífica espécie que é considerada um fóssil vivo.

Uma visita pelo espantoso Parque Nacional da Sequóia, Califórnia.

Partilhe este artigo

Portugal Glorioso 125 480 gostos
pessoas partilharam isto
Post Anterior
Prev Post
Post Seguinte
Next Post
comentários
2 comentários

2 comentários blogger

  1. Ninguém fica indiferente com as imagens impressionantes ... pela sua imponência...

    Árvore componente da Natureza ...beleza que nos fascina ... que é mais um tronco e ramos ... simbolismo de uma liberdade que nos assiste de escolher entre o bem e o mal ... a estima e preservação das árvores que tem um papel fundamental na vida dos homens ... O Ser Humano destrói e não se dá conta do que lhe reservará o futuro com a destruição... apesar dos avisos serem constantes ...o valor traduz-se em valor monetário... tornam-se as lendas da natureza... adentro do tempo intangível ... num espaço maior que a idade dos Homens...num conceito de origem
    O Metal imperou e impera e está a ser desbravada a riqueza natural de uma maneira tão estúpida e a uma velocidade alucinante que o planeta já está a pagar pelos crimes cometidos...!

    Na Floresta Amazónia ... por ex: os índios são pagos por cada árvore cortada 1€... sendo os EUA e a Europa bem como a China os principais consumidores ... por isso o que se vê é muita hipocrisia...é um crime o que está acontecer!

    ResponderEliminar
  2. Toda a razão MARLUZ.
    Este mundo é realmente muito difícil de ser controlado. Estou consigo
    Abraço

    ResponderEliminar