Posts do momento

1 Julho 1920 nascia a imortal Amália Rodrigues

0 0



A 1 de Julho de 1920 nasce em Lisboa, Amália Rodrigues (1920-1999), fadista, cantora e actriz portuguesa, considerada a Rainha do Fado.
Cantou os grandes poetas da língua portuguesa (Camões, Bocage), além dos poetas que escreveram para ela (Pedro Homem de Mello, David Mourão Ferreira, Ary dos Santos, Manuel Alegre, Alexandre O’Neill. Conhece também Alain Oulman, que lhe compõe diversas canções.
Amália dá brilhantismo ao fado, ao cantar o repertório tradicional de uma forma diferente, sintetizando o que é rural e urbano. Considerada a nossa melhor embaixatriz, difundiu a cultura portuguesa, a língua portuguesa e o fado.

Ao longo da sua carreira recebeu inúmeras distinções: Dama da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada (1958), Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada (1971), Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (1981), Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada (1990), Ordem das Artes e das Letras (França-1990), Légion d'Honneur (França-1990), Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (1998).

A 6 de Outubro de 1999, Amália Rodrigues morre em Lisboa, tendo o 1º ministro decretado Luto Nacional por três dias. No seu funeral incorporaram-se centenas de milhares de lisboetas que assim lhe prestam uma última homenagem. Foi sepultada no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa. Em 2001, o seu corpo foi trasladado para o Panteão Nacional, onde está sepultado ao lado de outros portugueses ilustres.
 http://dotempodaoutrasenhora.blogspot.com/



Amália canta "Aranjuez com teu Amor"
versão em Português de David Mourão Ferreira




Partilhe este artigo

Portugal Glorioso 124 400 gostos
pessoas partilharam isto
Post Anterior
Prev Post
Post Seguinte
Next Post
comentários FB
0 comentários Blog

0 comentários

Enviar um comentário