Posts do momento

Arcebispo quer católicos na política para construir «sociedade nova»

0 0

Crise: Arcebispo de Braga quer católicos na política para construir «sociedade nova»

D. Jorge Ortiga inaugurou 29.º Encontro da Pastoral Social, em Fátima

O arcebispo de Braga e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social disse hoje que os católicos têm de estar presentes no mundo da política e na praça pública, para construir uma “sociedade nova”.

Há quem diga que a Igreja não pode fazer política e use este argumento para impedir que ela intervenha nos problemas reais das pessoas, mas ela nunca será fiel ao seu fundador se não for capaz de edificar Reino através de palavras e de diversas iniciativas e de colaborar com todas as forças do bem presentes na sociedade”,
disse D. Jorge Ortiga, em Fátima, na abertura do 29.º Encontro da Pastoral Social, a decorrer até quinta-feira.

O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana disse que além da construção deste “mundo novo”, é necessário denunciar as “negações da humanidade” e fazer com que “as forças da discriminação e da opressão não impeçam a felicidade dos mais vulneráveis”.
“Sair ao encontro das pessoas e dos problemas que as afetam é quanto o Papa Francisco nos desafia. Ele não se contenta com os formalismos entrincheirados na rotina que não vê e que passa ao lado”, prosseguiu. D. Jorge Ortiga mostrou-se contrário a uma “perspetiva legalista” e realçou que ninguém se deixa fascinar por uma “caridade por receita”.

“O Evangelho reclama a criatividade de algo capaz de abraçar a vida como um todo e não apenas alguns aspetos singulares, como as circunstâncias de carência material”, referiu ainda.
Nesse sentido, o arcebispo de Braga deixou votos de que a mensagem católica ajude à “contínua transformação” da sociedade e à “promoção inclusiva” das pessoas.
fonte: OC

Partilhe este artigo

Post Anterior
Prev Post
Próximo Post
Next Post
comentários blogger
comentários facebook

0 comentários blogger

Enviar um comentário