Posts do momento

Quem será o primeiro idiota a dizer que a culpa foi dos assassinados da Charlie?

14 14


Não se percebe a gabarolice dos estúpidos assassinos quando gritaram "Matámos a Charlie Hebdo". Não se pode matar a Charlie Hebdo. Não se pode matar a valente e hilariante revista que goza com tudo e com todos desde os tempos em que se chamava Hara-Kiri. Muitos poderosos tentaram censurar os satíricos da Charlie Hebdo. Nunca conseguiram. Nunca conseguirão.

O que se pode matar é a liberdade de expressão. Ou reforçá-la: foi o que fizeram os estúpidos assassinos que reagiram a desenhos satíricos massacrando os autores com metralhadoras.

Desencadeou-se imediatamente uma onda de solidariedade francesa e internacional para reafirmar a liberdade de expressão.

Os mais perigosos inimigos da liberdade de expressão são pessoas inteligentes e bem-intencionadas que publicamente pedem tratamento especial para a religião islâmica (ou qualquer outra religião) para não "ferir susceptibilidades" ou "fazer provocações". São pessoas liberais que defendem calmamente a protecção das sensibilidades muçulmanas através da violação da liberdade de expressão, por muito civilizada e politicamente correcta que seja a forma de censura que propõem.

Mostraram-se quando foi o caso de Salman Rushdie e mostrar-se-ão outra vez dentro em breve. Quem será o primeiro idiota entre nós a dizer que a culpa foi dos assassinados da Charlie Hebdo? Tem todo o direito de dizê-lo. É isso a liberdade de expressão. Ser-se estúpido também é um direito. Até os assassinos o têm.

MIGUEL ESTEVES CARDOSO

Partilhe este artigo

Portugal Glorioso 124 400 gostos
pessoas partilharam isto
Post Anterior
Prev Post
Post Seguinte
Next Post
comentários FB
14 comentários Blog

14 comentários

  1. http://4.bp.blogspot.com/-MNXR3h4M65k/VK85YpXBi_I/AAAAAAAAQQ0/omSWvJumhHk/s190/GUSTAVO.jpg

    ResponderEliminar
  2. Simples ha um idiota grunho ...Pedro Pereira Neto no face .quem é "amigo" dele le barbaridades na sua pagina...é pior que o guru Gustavo Grunho...

    ResponderEliminar
  3. Quem tem uma opiniao diferente da nossa e estupido?
    Nem merece resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pode ser, não necessariamente, mas pode ser...

      Eliminar
    2. Nao podemos deixar de dar a nossa opiniao por medo de represalias.Quem defende o silencio em troca de paz vive num mundo hipócrita.

      Eliminar
    3. de logica não tem nada... é só mesmo estúpida...

      Eliminar
  4. Nous sommes tous Charlie
    Www.Facebook/iSourceArts

    ResponderEliminar
  5. A liberdade de expressao e de opiniao têm de ter limites ligados ao bom senso!!como tal nao sao estupidos todos os outros q têm opiniao diferente!O que "charlie"alterou na sociedade c comentarios provocatorios e ridiculos?acabou c o extremismo?so aumentou terrorismo e mortes.é a minha opiniao estupida mas logica

    ResponderEliminar
  6. Meus caros, quem não ouviu falar do famoso ditado:
    "Cão que ladra não morde"?
    Quem não ouviu a famosa piada sobre isso, que diz:
    "- Sim, conheço o ditado, mas não sei se o cão sabe!" (Fugindo na mesma do cão que ladra)
    Quem não ouviu já dizer que se deve pensar antes de agir?
    Quem não ouviu falar de discussões, bulhas e até mortes por causa de mal entendidos?
    Pois fiquem a saber, que se dizer o que se pensa em público obedece a regras, as mesmas que exigimos de exemplo a um professor, e sim, também deveríamos exigir aos jornalistas. Eu concordo com a liberdade de expressão até onde inicia a liberdade do próximo. Alguém me pode dizer porque é que eu não posso dançar com música em altos berros às 04:00 da manhã? Ou berrar na rua? Ou porque é que não posso andar a 180km\h na avenida da liberdade em lisboa?
    Há regras, existem outras culturas e outras regras, acharmos que somos superiores e que os outros vão todos interpretar as nossas palavras como nós, no mundo em que vivemos, não é sinal de inteligência, é sinal de estupidez igual à de que foram vitimas. Pior, para além de brincarem con a vida deles, colocaram a vida de muitos em risco. Sempre se ouviu dizer que não é a chamar de burros e a gozar com a cara das crianças que os professores devem educar, no entanto, os maiores transmissores de opiniões e de influência deste mundo, acham que sim.
    Um dos problemas da globalização, é o de abrirmos as portas nos 2 sentidos para o mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portanto a lei da Arábia é para ser aplicada em França... Toca de pagar o imposto dos infiéis como comanda a sharia...lol triste...

      Eliminar
  7. Concordo! Nunca a hipócrisia de defender o silêncio em troca de paz ou medo de represálias. Devem ser chamados os bois pelos nomes.

    ResponderEliminar
  8. Antes de tudo,Miguel Estweves Cardoso deveria dizer-nos, logo no início do seu artigo de opinião, o que , para ele, significa "liberdade de expressão." Ao não fazê-lo impede qualquer resposta ao que escreve, ou seja, impossibilita o contraditório. Nestas circunstâncias, só me resta tecer considerações genéricas, como sejam: -Quem me diz a mim que Miguel esteves Cardoso não é idiota? Só pode ser idiota alguém que, sem conhecer o pensamento do outro, o apelida lapidarmente de idiota. Miguel Esteves Cardoso é um sobredotado (embora, por insuficiente educação(?) e por falta de perspicácia intelectual, não tenha erguido uma vida à altura dos seus dons) e, como todos os sobredotados, já atingiu a idade em que se considera incapaz de não ter a verdade toda, ou, muito menos, de nem sequer ter nenhuma. Saberá Miguel Esteves Cardoso (ou qualquer um de nós) até onde vai a sua (nossa) ignorância? Para manter saudável o seu método de análise, terá a preocupação de lembrar, as vezes suficientes, Shakespeare na frase "Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar a nossa vã filosofia"? Não me parece que Esteves Cardoso tenha a noção aceitável das coisas que realmente conhece entre o céu e a terra. Shakespeare também deve ter percebido que a autoridade de um argumento é reduzida sempre que se utiliza linguagem de nível baixo e agressivo.

    ResponderEliminar
  9. quem fica ganhar? de 30.000 para 1000.000 de exemplares................. nao faltarão idiotas para o lucro receber.... pimenta no cu de outros para mim é refresco, mas qualquer coisa no cu para muitos é soluçao. Viva a liberdade de expressão, assente em alicerces de respeito e verdade! Vejo muita mentira na comunicaçao social e a verdade censurada!

    ResponderEliminar
  10. Eu não sou charlie!

    ResponderEliminar