Posts do momento

Grécia: Um grito de desespero - D. Manuel Clemente

0


D. Manuel Clemente afirmou em entrevista à Agência ECCLESIA que o resultado das eleições na Grécia são sinal de “desespero” e que, se o país tem “compromissos a cumprir”, também precisa de “ter possibilidade de se reformar”.

Para D. Manuel Clemente, os resultados das eleições legislativas na Grécia, com a vitória da coligação de esquerda radical Syriza, foram um “grito de desespero da parte de muitos gregos que não têm nem pessoalmente nem em família os recursos básicos para uma vida condigna”, que “tem de ser ouvido”.

“É isto que os responsáveis e líderes europeus têm de ter presente, e certamente têm: Não se trata de eliminar da Grécia as responsabilidades que tem, mas de lhe dar possibilidades de levar por diante o que é necessário para satisfazer os compromissos internacionais”, considera o patriarca de Lisboa.

D. Manuel Clemente sustenta que “há reformas a fazer” e “há muita coisa a corrigir no passado” na Grécia, porque a situação social e económica actual “não aconteceu por acaso”.

Para o futuro cardeal, é “imprescindível” incluir a “temática dos valores” na economia, garantindo que não se distancia do significado original da palavra, um “termo grego”, que significa “governo da casa”.



Partilhe este artigo

Post Anterior
Prev Post
Próximo Post
Next Post
comentários facebook