Posts do momento

Como desinfectar e limpar o seu colchão

0 0


Sabe quantos ácaros podem estar vivendo agora mesmo no seu colchão? Entre 100.000 e 10.000.000, dependendo de quão antigo ele for. É um risco directo para a nossa saúde. Inclusive é possível que, no dia de hoje, você esteja sofrendo com alergias e problemas de insónia sem saber que o verdadeiro problema “dorme” todos os dias no seu colchão.

O que podemos fazer? Os especialistas nos recomendam trocar de colchão a cada 10 anos, mas tudo depende também da qualidade e de como você se sentir com ele. O que temos claro é que, ao longo de toda a vida útil de um colchão, é imprescindível fazer limpezas periódicas com o objectivo de nos livrarmos dos temidos ácaros.

Hoje iremos explicar como você pode desinfectar e limpar seu colchão. É incrivelmente fácil!

A importância de desinfectar e limpar o seu colchão


É possível que, em mais de uma ocasião, você tenha ouvido falar de um estudo que recomenda “não fazer a cama“, ou ao menos permitir que passem cerca de duas horas antes de arrumá-la. Bom, esta teoria é parcialmente certa. É imprescindível abrir as janelas para deixar que o ar ventile a cama. Pois bem, segundo os imunologistas, com isso irão ocorrer duas coisas:

- Os ácaros morrerão

- Temos que nos lembrar de que os ácaros são artrópodes, ou seja, possuem um exoesqueleto. Portanto, ao morrer, esta pele e este esqueleto externo ficarão em nossos lençóis, almofadas e colchões, sendo um foco de perigo para todas as pessoas alérgicas.

- O normal é trocar de lençol todas as semanas e, com isso, renovar a cama e reduzir o perigo dos ácaros, mas o que acontece com o colchão? É a parte da cama onde os ácaros mais costumam se armazenar, tanto vivos quanto mortos, ou seja, com seus exoesqueletos ainda aderidos. Por isso, é fundamental desinfectar o colchão pelo menos uma vez por mês.

Efeitos dos ácaros na nossa saúde


- Os ácaros são aracnídeos de tamanho microscópico que podem muito bem atravessar nossos lençóis desde o colchão. Ou seja, mesmo que troquemos regularmente nossos lençóis, a presença de ácaros no colchão pode seguir sendo perigosa.

- Você deve saber que as reacções alérgicas são consequência de dois focos: as fezes dos ácaros e os próprios ácaros mortos. É por isso que, ainda que você ventile sua cama e decida não arrumá-la, seus esqueletos seguirão presentes, podendo causar problemas de saúde.

- Um dos sintomas mais comuns para a saúde é sofrer com alergias, sintomas que começam com olhos lacrimejando, avermelhados, espirros, asma, tosse, nariz escorrendo, dor de garganta…

- Despertar com muitas remelas nos olhos também pode ser um efeito dos ácaros.

- Os problemas de pele, a insónia e a dor de cabeça também são sintomas que devemos ter em conta. Se o seu colchão tiver mais de 10 anos, estes serão os efeitos mais evidentes para a sua saúde.


Como desinfectar e limpar o nosso colchão

Do que preciso para desinfectar e limpar o colchão?


- Um copo de bicarbonato de sódio (250g)
- 5 gotas de óleo essencial de melaleuca
- Um recipiente de plástico com tampa
- Um coador ou uma peneira

Como fazer?


- É muito fácil. A primeira coisa a fazer é tirar os lençóis e levar o colchão a um lugar onde possa tomar um pouco de sol, e onde tenhamos espaço suficiente para nos movermos e limpá-lo. O ideal é, sem dúvida, uma varanda ou um terraço.

- Por que vamos utilizar bicarbonato de sódio? Porque ele é um elemento imprescindível, económico e eficaz para nos ajudar em nossa limpeza diária, pois permite eliminar a humidade, desodorizar e eliminar todo tipo de bactéria, sujeira e, principalmente, os incómodos ácaros. Quanto ao óleo essencial de melaleuca, como você já sabe, ele é um dos melhores desinfectantes naturais que existem. Você pode encontrá-lo facilmente em lojas de produtos naturais. Não é caro e servirá para uma variedade de aplicações: para elaborar desinfectantes para as mãos, para limpar o banheiro, ou a cozinha… Ele possui um aroma agradável e conseguirá, além disso, que o seu colchão volte a ter aquele aroma a “novo”.

- O que vamos fazer é muito simples. Pegue um recipiente de plástico e introduza nele os 250g de bicarbonato. Adicione depois as 5 gotas de óleo essencial e mexa bem para que as duas coisas se misturem. Já está quase pronto!

- O próximo passo? Agora, usando a peneira ou o coador, vá espalhando esta mistura à base de bicarbonato e óleo essencial sobre o seu colchão. Primeiro faremos de um lado e deixaremos agir durante uma hora. Em seguida, faça do outro lado e deixe agir também por uma hora. Desta forma, iremos desinfectar nosso colchão.

- Por último, basta passar o seu aspirador pela superfície do colchão para retirar toda a sujidade que aderiram ao bicarbonato de sódio. Como você pode ver, é um truque realmente fácil e ideal para fazer uma vez ao mês. Com ele, você poderá obter um descanso mais profundo e saudável; vai ser fácil de notar especialmente quando se levantar pela manhã. Que tal experimentar?
http://melhorcomsaude.com/

Partilhe este artigo

Post Anterior
Prev Post
Próximo Post
Next Post
comentários blogger
comentários facebook

0 comentários blogger

Enviar um comentário