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Porque devemos comer uma pêra por dia

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Além de fornecer 10% da dose diária recomendada de potássio, o fruto da pereira também previne o cancro.



Comer uma pêra por dia faz cair o risco de acidente vascular cerebral (AVC) para metade. A garantia é dada por um estudo internacional divulgado pelo Stroke, o jornal da American Heart Association, que garante que a maçã também tem o mesmo efeito. Rico em fibras e em quercetina, este fruto previne doenças cardiovasculares, determinados tipos de cancro, diabetes e problemas de obesidade. A quantidade de fibras solúveis que inclui ajudam também a reforçar o sistema imunitário, refere uma investigação da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos da América. Além de regular o trânsito intestinal, também melhora a qualidade da pele, combatendo a acne, o eczema e a urticária, graças à sua forte acção depurativa.

Como a maçã, a pera é uma fruta bem adaptada ao nosso clima. A sua cultura é fácil. Uma boa pera constitui um autêntico prazer, de grande sutileza, um momento único que proporciona uma felicidade rara. O Rei Luís XIV era fanático por este fruto. A França conserva ainda cerca de 2.000 variedades de peras, das quais 500 são comercializadas. Em Portugal, podemos encontrar 40 variedades, das quais uma dúzia são do próprio país. No entanto, existem apenas 4 com o rótulo Denominação de Origem Protegida (DOP) na Europa, incluindo a pêra-rocha do oeste. Existe, assim, um grande potencial para este fruto.

Não hesite em procurar, porque o mundo da pêra é dividido em dois, a grande cultura que reduziu a diversidade genética para quase nada (cinco variedades constituem 90% da produção mundial) e nós, entusiastas, que cultivam as maravilhosas variedades deste vasto mundo de pêras. Como a macieira, a prioridade é proteger o fruto de insetos e pássaros. A melhor solução é colocar a fruta em sacos de papel especial ou cobrir a árvore com uma rede em HDPE, bem fina (<800μ).

As variedades mais recomendadas

Estas redes, leves e resistente, devem ser colocadas no início de maio. Em ambos os casos, uma árvore colunar, em cordão ou em espaldeira é preferível. A cultura da pera em forma livre, com um grande desenvolvimento de ramos altos, é uma má ideia. Existem três famílias de pêras que se podem encontrar facilmente :

1. A precoce (junho/agosto), muitas vezes dura e ligeiramente ácida, nas variedades Dona Joaquina, Lawson, Beurré Precoce Morettini e Dr. Zé Leão. A melhor é a Bela de Junho, vermelho para o sol, doce prazer de junho. A Ercolina (italiana) também é muito doce, em junho. A Santa Maria é uma boa pêra para Agosto mas eu, pessoalmente, prefiro nashis asiáticos, mais suculentos.

2. Na época alta, as pêras perfeitas (setembro/outubro). Se pretende ter duas ou três pereiras, não hesite, plante os clássicos Williams, Beurre Hardy, Passe Crassane (linda pera rodada que foi memorável em 2014), Harrow doces (Canadá) ou ainda Louise-Bonne d’Avranches, recomendado no norte do país e em altitudes mais elevadas. A Doyenne du Comice é a minha favorita. Amadurecida é um prazer absoluto. A pera-rocha (descoberta em Sintra) é fácil de encontrar, pelo que não há necessidade de a cultivar no jardim. O seu sucesso resulta da sua boa preservação.

3. A tardia (de Novembro até final do ano) é uma pêra para manter ou cozinhar, como é o caso das variedades Abate Fetel (perfumada) e Codorno (pêra dura, muito boa cozida em vinho do Porto, com canela e casca de laranja). O jardim de um amador deve ter pelo menos entre quatro a seis pereiras, de preferência em coluna ou cultivadas em espaldeira. O meu jardim tem 40 variedades de peras. Consumo este fruto seis meses por ano e não me canso.
J. P. Brigand

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