Posts do momento

Proibido usar o véu integral na Holanda

4 4


O governo holandês decidiu proibir o uso do véu integral em certos locais públicos, nomeadamente escolas, hospitais e transportes públicos, divulgou o executivo, precisando que o projecto-lei vai ser ainda aprovado pelo parlamento.

O vestuário que cobre o rosto não será aceite, no futuro, em instituições de educação e de saúde, edifícios governamentais e em transportes públicos", indicou o governo holandês, em comunicado. A proibição não se aplica ao uso do véu integral na rua, mas apenas "em situações específicas em que é essencial que as pessoas sejam vistas" ou por razões de segurança, afirmou o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, em declarações aos jornalistas, após a reunião do gabinete governamental.

O governo holandês afirmou igualmente que "tentou encontrar um equilíbrio entre a liberdade das pessoas de usarem as roupas que pretendem e a importância de uma comunicação mútua e reconhecível".

Em Julho do ano passado, o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem validou a interdição do uso do véu islâmico integral em França, considerando que esta proibição não infringia a liberdade religiosa. A Bélgica e algumas regiões suíças também não autorizam o uso do véu integral.

Recorde-se que a Noruega proibiu a Arábia Saudita de financiar mesquitas, enquanto não permitirem a construção de igrejas no seu país.
fonte, JN
****

Actualização - 29 Novembro 2016:


O Parlamento holandês votou e aprovou, esta terça-feira, a proibição da utilização do véu integral em espaços públicos como escolas, hospitais e transportes públicos.
A lei foi aprovada por maioria, com 132 dos 150 votos.

O primeiro-ministro holandês, citado pela agência France Press, garante que "esta lei não tem nada a ver com religião" mas sim com segurança.

A proposta de lei, que tem ainda de ser aprovada pelo Senado, prevê uma multa de até 410 euros para os infractores.

A questão foi debatida pelo Parlamento na semana passada, na presença de uma dezena de mulheres usando o véu integral nas galerias.

Partilhe este artigo

Post Anterior
Prev Post
Próximo Post
Next Post
4 Comentários Blogger
Comentários Facebook

4 comentários blogger

  1. Eu vivo na Nederlands e fico feliz com o sr Mark Rutte ,que nao havera mais kindersuprises na rua ,nao gosto nada e quando as avisto, longe fujo pa bem longe brrr que medo que me da ,pena e que temos que aceitar 3000 que poderam a vir mais kindersuprise que ai .....

    ResponderEliminar
  2. A liberdade dos países democráticos tem de ser respeitada. Não admito que venha um muçulmano para a minha terra dizendo que devo morrer por não pertencer a sua religião, e que vou arder no inferno se não me subjugar ao Corão. Respeitem as minhas convicções e eu respeitarei as vossas.

    ResponderEliminar
  3. Grande Holanda,é assim mesmo há que pôr essa escumalha muculmana fanatica na ordem!!

    ResponderEliminar
  4. Grande Holanda,é assim mesmo há que pôr essa escumalha muculmana fanatica na ordem!!

    ResponderEliminar