Posts do momento

Nobel da Economia arrasa Eurogrupo: «É pura vingança»

0 0
O Nobel da Economia Paul Krugman considera, num artigo de opinião, que as exigências do Eurogrupo em relação à Grécia "são uma loucura" e "uma grotesca traição" de tudo o que o projecto Europeu representa.




Num artigo intitulado "Matar o Projecto Europeu", publicado num blogue de opinião do New York Times, o economista norte-americano, galardoado com o Nobel da Economia de 2008, escreve que o que o Eurogrupo está a fazer "é pura vingança" dirigida à "completa destruição da soberania nacional" grega.

A proposta dos membros da zona euro "é, presumivelmente, criada para a Grécia não aceitar" e "uma traição grotesca de tudo o que o projecto europeu é suposto representar", sustenta o autor de vários livros sobre economia.

Krugman considera ainda no artigo de opinião que "muitos dos danos já foram feitos", e lança uma pergunta: "Quem poderá voltar a confiar nas boas intenções da Alemanha depois disto?".

"O projecto europeu - que eu sempre me orgulhei de apoiar - acabou de receber um terrível, e talvez fatal golpe. E seja o que for que se pense do Syriza, ou da Grécia, não foram os gregos que o fizeram", afirma.

No artigo, o Nobel da Economia diz ainda que o que se aprendeu nas últimas semanas com a crise grega e as negociações europeias foi que "ser membro da zona euro significa que os credores podem destruir-lhe a economia se sair da linha prescrita".
Lusa

Partilhe este artigo

Post Anterior
Prev Post
Próximo Post
Next Post
0 Comentários Blogger
Comentários Facebook

0 comentários blogger

Enviar um comentário