Posts do momento

O dia a dia da viagem de Vasco da Gama à Índia

0 0

A descoberta do caminho marítimo para a Índia, o dia a dia da viagem de Vasco da Gama


No dia 8 Julho 1497 - cerca de 150 homens embarcam no Restelo nos quatro navios da armada de que é capitão-mor Vasco da Gama, então com uns 30 anos. À sua nau é a "São Gabriel", com o piloto Pêro de Alenquer, a nau "São Rafael" tem por capitão o seu irmão Paulo da Gama, e piloto João de Coimbra; a "Bérrio " uma caravela tem por capitão Nicolau Coelho e piloto Pêro Escolar: uma nau com um suplemento de mantimentos, leva por capitão Gonçalo Nunes.


A partida de Vasco da Gama para a Índia em 1497 - Alfredo Roque Gameiro


Viagem de Vasco da Gama à Índia.

O diário da primeira viagem de Vasco da Gama à Índia, entre 1497 e 1499, foi aceite pela UNESCO e integra agora a lista dos Registos da Memória do Mundo desta instituição.

O diário, que é atribuído a Álvaro Velho, é propriedade da Biblioteca Municipal do Porto e esteve já ali exposto. É possível fazer uma leitura online destes diários através da colecção Gâmica da Biblioteca Digital da Universidade do Porto.

O reconhecimento do diário da viagem de Vasco da Gama como Registo da Memória do Mundo resultou de uma análise, juntamente com mais de 80 outras inscrições, submetida ao Comité Internacional do Programa Memória do Mundo, que está reunido até sexta-feira em Gwangju, na Coreia do Sul.

A candidatura do diário terá sido entregue com a premissa de fornecer um "testemunho da viagem marítima pioneira (...), um dos documentos decisivos que mudaram o curso da história". Para além do recente reconhecimento do diário de Vasco da Gama, outros três documentos portugueses, que fazem parte do Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT), já integravam o Registo Memória do Mundo.

Vasco da Gama


O caminho marítimo para a Índia, o dia a dia da viagem de Vasco da Gama:

Clique para continuar a ler:

Partilhe este artigo

Post Anterior
Prev Post
Próximo Post
Next Post
comentários blogger
comentários facebook

0 comentários blogger

Enviar um comentário