Posts do momento

«Picos de Europa» filme em timelapse

0 0


Timelapse - Picos de Europa, de Paulo Ferreira

Este vídeo na técnica de timelapse, foi realizado no Parque Nacional Picos de Europa em Espanha. Os Picos de Europa são uma formação montanhosa na Cordilheira Cantábrica, ao norte da Espanha, que, embora não muito extensa, é pródiga em acidentes geográficos de grande interesse. Esta formação calcária estende-se pelas Astúrias, Cantábria e Castela e Leão, destacando-se pelas suas altitudes, em muitos casos acima dos 2500 metros.

Os Picos de Europa dividem-se em três grandes maciços: O Ocidental ou Cornión, o Central ou dos Urrieles, e o Oriental ou de Ándara. As maiores altitudes encontram-se no Maciço Central, que é o mais agreste dos três: quatorze dos seus cumes superam os 2600 metros de altitude, com Torrecerredo, de 2648 metros, como tecto destas montanhas. Não se pode falar deste Maciço sem mencionar o Pico Urriellu, ou Naranjo de Bulnes, indiscutível rei destas montanhas e de todas as restantes da geografia hispânica, por ser também um ex-libris do alpinismo espanhol. Foi conquistado pela primeira vez em 1905 por Pedro Pidal, Marquês de Villaviciosa e seu companheiro Gregorio Pérez DeMaría e, desde então, a sua aura lendária não parou de crescer.

Para conseguir realizar este vídeo, necessitei de percorrer este parque em toda a sua extensão. Durante dias consecutivos, foi necessário percorrer por longas horas, vários trilhos de alta montanha, carregando todo o equipamento necessário para registar os planos, como por exemplo o Stage One da DP.

Um dos locais que mais gostei de estar foi no Pico Urrielu (ou Naranjo de Bulnes) perto de Bulnes, com 2518 m de altitude, sendo assim um desafio para os montanhistas e mesmo para o mais destemido dos "timelapsers".

Gostaria de agradecer a todos os patrocinadores que confiaram no meu projecto de registar em timelapse um dos parques mais importantes da península Ibérica e apresentá-lo ao festival internacional de timelapse "Timelapse Showfest 2015" em Madrid.

Partilhe este artigo

Post Anterior
Prev Post
Próximo Post
Next Post
0 Comentários Blogger
Comentários Facebook

0 comentários blogger

Enviar um comentário