«Que sejam as famílias a pagar custo da Tarifa Social» Mexia



O presidente da EDP diz ser "totalmente a favor" da existência de descontos para as famílias de baixos rendimentos, mas discorda de que o custo da aplicação desses descontos recaia sobre os produtores de electricidade. E aponta uma recomendação de Bruxelas para que sejam as restantes famílias a suportar esse custo.

António Mexia, considera que o custo dos descontos da tarifa social deve ser suportado não pelos produtores de electricidade mas sim pelos consumidores que não são elegíveis para receber aqueles descontos na factura.

"Só há três países na Europa que têm este sistema e em Portugal esse ónus está a ser colocado na fonte da cadeia de valor do sector eléctrico que perde dinheiro, a da produção", lamentou António Mexia.

Recorde-se que o Governo do Partido Socialista e o Bloco de Esquerda acordaram um alargamento da atribuição da tarifa social para que ela efectivamente chegue a um milhão de clientes de electricidade. Para tal, os descontos serão atribuídos de modo automático aos clientes cuja situação fiscal comprove estarem nos escalões elegíveis para receber o benefício.

Actualmente a tarifa social chega a 116 mil famílias em Portugal, um número muito abaixo dos 500 mil lares que o anterior Governo definiu como objectivo e potencial universo de beneficiários dos descontos.
fonte: Expresso

Deixe o seu comentário

Com tecnologia do Blogger.