«Não é uma questão de género mas de gramática»


O PCP é contra a mudança de nome do Cartão de Cidadão para Cartão de Cidadania, como propôs o Bloco de Esquerda.


"É uma matéria claramente não prioritária", disse o deputado Jorge Machado, em declarações ao "Diário de Notícias", argumentando também que esta "não é uma questão de género mas de gramática".

Para o parlamentar comunista há um "conjunto vasto de problemas" com o Cartão de Cidadão, que são "mais importantes para resolver". Por exemplo, o seu custo para cada utilizador ou o facto de - ao contrário do que acontecia com o Bilhete de Identidade - não ser vitalício para os cidadãos com 70 anos ou mais.

Segundo contou ao DN, este problema já teve consequências nos últimos actos eleitorais, dado que muitos idosos não se tinham apercebido que o seu Cartão de Cidadão (que incorpora a valência de cartão de eleitor) estava caducado.

A mudança de nome foi proposta pelo BE. No preâmbulo do projecto de resolução, os bloquistas consideraram que a designação do cartão "não deve ficar restrita à formulação masculina, que não é neutra, e deve, pelo contrário, beneficiar de uma formulação que responda também ao seu papel de identificação afectiva e simbólica, no mais profundo respeito pela igualdade de direitos entre homens e mulheres". (fonte: economico.sapo.pt)

Deixe o seu comentário

Com tecnologia do Blogger.