Caixa: «Um verdadeiro CIRCO!» Carlos Paz - Portugal Glorioso

Caixa: «Um verdadeiro CIRCO!» Carlos Paz

coment  ●


CGD: um verdadeiro CIRCO!
O problema é que o papel de PALHAÇOS (tristes) nos cabe a TODOS nós.

Começo com uma declaração de princípio:
A absoluta INCOMPETÊNCIA com que o actual Governo (PS/CDU/BE) tem estado a gerir o processo CGD (Caixa Geral de Depósitos) só tem paralelo na INCOMPETÊNCIA CRIMINOSA com que o anterior Governo (PSD/CDS) geriu os processos BES e BANIF, ou com a INCOMPETÊNCIA CORRUPTA com que o Governo Sócrates (e o Presidente Cavaco Silva) geriram o processo BPN.

A notícia do dia dos jornais económicos é de que a CGD tem 700 (SETECENTOS) Milhões de Euros para DESPEDIMENTOS.

Não são 700 milhões de euros para criação de emprego. São 700 milhões de euros para despedimentos. Não são 700 milhões de euros para financiar empresas, para promover a ciência ou para apoiar a cultura. São 700 milhões de euros para despedimentos. Não são 700 milhões de euros para financiar a economia, para promover a educação ou para apoiar os mais desfavorecidos. São 700 milhões de euros para despedimentos. Não são 700 milhões de euros para crescer, para desenvolver, para valorizar um património que é (ainda) de todos nós. São 700 milhões de euros para despedimentos. Não são 700 milhões de euros para apoiar o turismo, para promover o País ou para capacitar a juventude. São 700 milhões de euros para despedimentos. Não são 700 milhões de euros para criação de emprego. São 700 milhões de euros para despedimentos.

E, nem sequer do ponto de vista da gestão esta medida faz qualquer sentido! Os que forem despedidos ou os que forem pré-reformados com os tais 700 milhões de euros deixam, de facto, de custar dinheiro na CGD, mas passam a custar dinheiro (subsídios e reformas) à Segurança Social. Ou seja: Apesar de se gastarem os tais 700 Milhões de Euros, a despesa (para os Portugueses) continua a ser a MESMA!

Então para que se vão DESTRUIR estes 700 Milhões de Euros (e lançar na miséria moral e financeira cerca de 2000 famílias – dos despedidos)?

A resposta é simples: Vamos DESTRUIR 700 Milhões de Euros e vamos (os Portugueses) continuar a ter de PAGAR a despesa, mas, um ENORME mas, a Caixa Geral de Depósitos fica MUITO mais apetecível, muito mais lucrativa para quem a vier a comprar.

Termino da mesma forma que comecei: A absoluta INCOMPETÊNCIA com que o actual Governo (PS/CDU/BE) tem estado a gerir o processo CGD só tem paralelo na INCOMPETÊNCIA CRIMINOSA com que o anterior Governo (PSD/CDS) geriu os processos BES e BANIF, ou com a INCOMPETÊNCIA CORRUPTA com que o Governo Sócrates (e o Presidente Cavaco Silva) geriram o processo BPN.
E, no fim, PAGAMOS SEMPRE nós TODOS as contas TODAS!

Carlos Paz
professor de economia

Partilhe este artigo

Anterior
Prev Post
Seguinte
Next Post
Comentários