Posts do momento

«A recapitalização da Caixa faz-me tirar do sério» Paulo Morais

0 0
"É um embuste. É uma manobra de intoxicação da opinião pública criando a ideia de que é necessário um aumento de capital quando efectivamente não é".





O aumento de capital da Caixa Geral de Depósitos tem sido alvo das condenações mais recentes. É o assunto que mais o preocupa?

A recapitalização da Caixa faz-me tirar do sério. É um dos assuntos que me perturba. A CGD vai ter uma recapitalização que representa aproximadamente dez milhões de salários mínimos. Através do Orçamento, o Estado vai pegar em dez milhões de salários mínimos e colocá-los na CGD.

O Governo tem enganado a opinião pública no sentido da recapitalização da Caixa quando os próprios documentos da CGD dizem que assim não é. Quando é que é preciso um aumento de capital? Ou quando há problemas de liquidez e a Caixa tem excesso de liquidez, ou quando há questões de solvência. Mas documentos da Caixa de agosto de 2016 dizem que o banco está dentro dos rácios adequados.

No entendimento da Caixa não há necessidade de aumento de capital. Vender isto à opinião pública só pode querer dizer uma de duas coisas: ou os documentos da CGD são falsos ou manipulados, e este é um cenário que eu ponho de parte, ou é porque são verdadeiros e a Caixa não precisa de uma recapitalização.

É um embuste. É uma manobra de intoxicação da opinião pública criando a ideia de que é necessário um aumento de capital quando efectivamente não é. Perguntar-me-á ‘mas então para que é que eles querem os quatro vírgula tal mil milhões de euros?’ pois, eu nem quero adivinhar para que é que isso será. Espero que não seja para enfrascar o mercado de dinheiro por questões eleitorais ou, até, em ano de eleições autárquicas, para satisfazer o crédito das autarquias.

Já quando em 2008 se nacionalizou o BPN senão vinha ai a catástrofe, o inferno e o dilúvio, abria um ‘risco sistémico’ - era a expressão que então se utilizava – e foram muito poucos aqueles que disseram que se calhar não se devia nacionalizar. Hoje toda a gente diz que é um erro, mas na altura todos defenderam a solução.

Se houver recapitalização da Caixa, vai correr mal de certeza e daqui a cinco ou seis anos estamos nós amargamente a pagar com os nossos impostos.

excerto da entrevista de Paulo Morais ao noticiasaominuto.com/

Partilhe e deixe o seu comentário

pessoas partilharam isto
Anterior
Prev Post
Seguinte
Next Post
comentários
0 comentários

0 comentários blogger

Enviar um comentário