Posts do momento

A 7 de Janeiro de 1325 falecia D. Dinis

0 0



Fez ontem 692 anos que morreu em Santarém, aquele que ficou para história com o cognome de "O LAVRADOR" e há quem lhe chame também REI POETA.
Protegeu as artes e as letras, foi afamado trovador promovendo as "cantigas de amigo" da sátira e do amor.

Assinava sempre com o seu nome completo pelo que, deve ter sido o primeiro monarca Português alfabetizado e instituiu a língua Portuguesa, como língua oficial da corte.
Foi ele quem criou a primeira Universidade do Reino.
Governou durante 46 anos e foi mais administrador do reino que guerreiro. Preferia a concórdia e a paz.

Fez com Castela o tratado de Alcanizes em 1297 onde ficaram definidas as fronteiras entre os dois países ibéricos, fronteiras essas que perduram até aos dias de hoje, excepto o caso de Olivença que, nas guerras das laranjas em 1803, foram ocupadas, ou melhor, foram usurpadas pelos espanhóis.
Se este Rei ficou célebre na nossa história, a sua mulher não ficou menos conhecida pois trata-se de Isabel da Aragão, que os historiadores e o povo, imortalizaram como a "RAINHA SANTA"
Quando o Rei de França Filipe IV ( O Belo) acabou com a Ordem dos Templários, uma das razões foi esta; o Rei devia enormes somas de dinheiro aos Templários e este para lhes não pagar, acabou com a Ordem. Simples!

D. Dinis no entanto, como exímio administrador que era, conseguiu transferir todo o património dos Templários para a Ordem de Cristo que, por ser tão rica, foi muito bem e sabiamente aproveitada pelo seu trineto Infante D.Henrique, da qual era Grão-Mestre, da forma histórica que todos nós conhecemos.

D. Dinis enxugou pântanos, plantou o célebre pinhal de Leiria que tão proveitoso nos foi para a construção de naus e caravelas, aquando da era dos descobrimentos, distribuiu terras, promoveu a agricultura, fundou vilas e povoados rurais, construiu e reconstruiu vários castelos, instituiu feiras e mercados, as "feiras francas" conheceram neste reinado um grande impulso.
Fez um tratado comercial com o Rei de Inglaterra em 1308 e impulsionou a Marinha Real, tendo nomeado como primeiro Almirante, o genovês Manuel Pessanha.
São infindáveis os frutuosos acontecimentos durante o reinado de D. Dinis. Aconselho o caro leitor a "gloogar" na internet porque encontra lá farta leitura acerca deste Grande Rei.


Partilhe este artigo

Portugal Glorioso 124 400 gostos
pessoas partilharam isto
Post Anterior
Prev Post
Post Seguinte
Next Post
comentários FB
0 comentários Blog

0 comentários

Enviar um comentário