Posts do momento

A 7 de Janeiro de 1325 falecia D. Dinis

0 0



Fez ontem 692 anos que morreu em Santarém, aquele que ficou para história com o cognome de "O LAVRADOR" e há quem lhe chame também REI POETA.
Protegeu as artes e as letras, foi afamado trovador promovendo as "cantigas de amigo" da sátira e do amor.

Assinava sempre com o seu nome completo pelo que, deve ter sido o primeiro monarca Português alfabetizado e instituiu a língua Portuguesa, como língua oficial da corte.
Foi ele quem criou a primeira Universidade do Reino.
Governou durante 46 anos e foi mais administrador do reino que guerreiro. Preferia a concórdia e a paz.

Fez com Castela o tratado de Alcanizes em 1297 onde ficaram definidas as fronteiras entre os dois países ibéricos, fronteiras essas que perduram até aos dias de hoje, excepto o caso de Olivença que, nas guerras das laranjas em 1803, foram ocupadas, ou melhor, foram usurpadas pelos espanhóis.
Se este Rei ficou célebre na nossa história, a sua mulher não ficou menos conhecida pois trata-se de Isabel da Aragão, que os historiadores e o povo, imortalizaram como a "RAINHA SANTA"
Quando o Rei de França Filipe IV ( O Belo) acabou com a Ordem dos Templários, uma das razões foi esta; o Rei devia enormes somas de dinheiro aos Templários e este para lhes não pagar, acabou com a Ordem. Simples!

D. Dinis no entanto, como exímio administrador que era, conseguiu transferir todo o património dos Templários para a Ordem de Cristo que, por ser tão rica, foi muito bem e sabiamente aproveitada pelo seu trineto Infante D.Henrique, da qual era Grão-Mestre, da forma histórica que todos nós conhecemos.

D. Dinis enxugou pântanos, plantou o célebre pinhal de Leiria que tão proveitoso nos foi para a construção de naus e caravelas, aquando da era dos descobrimentos, distribuiu terras, promoveu a agricultura, fundou vilas e povoados rurais, construiu e reconstruiu vários castelos, instituiu feiras e mercados, as "feiras francas" conheceram neste reinado um grande impulso.
Fez um tratado comercial com o Rei de Inglaterra em 1308 e impulsionou a Marinha Real, tendo nomeado como primeiro Almirante, o genovês Manuel Pessanha.
São infindáveis os frutuosos acontecimentos durante o reinado de D. Dinis. Aconselho o caro leitor a "gloogar" na internet porque encontra lá farta leitura acerca deste Grande Rei.


Partilhe este artigo

Portugal Glorioso 125 480 gostos
pessoas partilharam isto
Post Anterior
Prev Post
Post Seguinte
Next Post
comentários
0 comentários

0 comentários blogger

Enviar um comentário