Idosa recebe 9 euros de reforma e exigem abertura de conta

Idosa recebe 9,20 euros de reforma da Segurança Social e pedem abertura de conta para a transferência


fonte: funchal noticias.net 2017

É um caso insólito com traços hilariantes, não fora a situação ser demasiado séria. Maria José Rodrigues Abreu tem 67 anos de idade e passou, em Março, a receber a sua reforma da Segurança Social. Acontece que o valor da pensão é a inexplicável quantia de 9,20 euros mensais.

Indignada com a situação, esta idosa, viúva, a residir na Quinta do Leme, já pediu explicações à Segurança Social e outras entidades como junta de freguesia e centros cívicos, mas ninguém lhe resolve o problema e a situação económica em que vive é problemática.

Maria José trabalhou durante largos anos como bordadeira de casa e garante que sempre fez os seus descontos, assim como a própria irmã. Entretanto, interrompeu esta actividade e esteve cinco anos em Inglaterra a prestar serviço sazonal numas estufas. 

Depois, regressou à Madeira e voltou a trabalhar no sector do bordado. Neste momento, a irmã, com menos anos de trabalho prestado como bordadeira, aufere mais de 300 euros de reforma e ela 9,20 euros.

Vai chegar de Inglaterra

Ao Funchal Notícias, esta cidadã refere que, após solicitar esclarecimentos à Segurança Social, terão dito para aguardar porque "a outra reforma, de Inglaterra, vai chegar..." A nossa interlocutora reage com redobrada indignação: "Vai chegar, quando? As contas para eu pagar e para poder sobreviver podem esperar? E quanto a toda uma vida de descontos como bordadeira, onde é que está a minha reforma justa? Não acham vergonhoso receber apenas 9,20 euros?"

Mas ainda não é tudo. 

Para poder continuar a receber esta módica quantia, Maria José foi informada de que terá de abrir conta no banco para ser feita a respectiva transferência. Ao balcão, confrontou-se com o pagamento obrigatório das taxas que custam muito mais do que o valor a receber.

Neste contexto, o desespero é total: "Estão a brincar com os idosos. Farto-me de falar, de andar de um lado para o outro e nada... Ninguém me resolve o problema. Estão à espera que eu venha a perder a cabeça e faça uma loucura para ter direito ao que me pertence?"

Após receber dois meses de reforma, 18.40 euros, eis que deixou até de vir este mesmo valor. Falta ter conta no banco para a respectiva transferência. Se requisitar cartão multibanco, a gestão é três vezes superior ao valor da reforma.

Um caso para quem de direito reflectir.

Deixe o seu comentário

Com tecnologia do Blogger.