Posts do momento

4 de Julho de 1336 morre a Rainha Santa

0 0  ● API
Isabel de Aragão nascida em Saragoça em 1271, casou-se por procuração com D. Dinis em 1282 com apenas 11 anos, a caminho dos 12. Sosseguem no entanto os mais pudicos, da moral e dos bons costumes, porque naquele tempo os casamentos eram "negócios de Estado" não importando a idade.
O chamado "coito carnal" era quando a mulher atingia a idade para tal. Até lá, os Reis tinham as suas favoritas e barregãs, para mais tratando-se neste caso de D. Dinis, o mais "mulherengo" de todos os nossos Reis, que tinha amores por todos os cantos do País...como prova o lugar de AMORES no Concelho de Leiria, para não falar de Odivelas. (Ide vê-las. Senhor?)

A prova de que Dª. Isabel de Aragão era uma já uma Santa desde tenra idade, é que só teve o primeiro filho em 1290 quando fazia 19 anos a caminho dos 20. Neste caso tratou-se da Dª.Constança que casou com D.Fernando IV Rei de Leão e Castela em 1302, sendo este casamento o ponto final do tratado de Alcanizes em 1297, onde se reconheceram as fronteiras que perduram até aos dias de hoje.
Aqui está outro casamento aos 12 anos de idade...mas que só teve o primeiro filho em 1307 quando tinha 17 anos...para que conste.
A História é muito rica em factos e por isso me estou a perder em relatar os mesmos, quando o meu intuito era escrever sobre a morte da Rainha Santa e de como ela se processou. Da vida e da obra desta Excelente Rainha já todos os meus leitores a conhecem por dentro e por fora.

Vamos aos motivos da sua morte;
O Rei de Leão e Castela Afonso XI era neto materno da Rainha Santa (filho da sua filha Dª.Constança) e. como este tratava muito mal a sua mulher,(*) que era a Dª. Maria também ela neta da Santa, (filha do filho D.AfonsoIV) resulta que o nosso BRAVO Rei andava de candeias às avessas com o genro e os exércitos de ambos se dispunham a guerrear de novo. Foi quando a Rainha Santa se meteu a caminho, atravessando todo o Alentejo e, em Estremoz, conseguiu que não jorrasse sangue.
Não se batalhou, mas houve uma morte, a da Rainha Santa que não aguentou, naquela idade de 65 anos, as agruras do pico do verão alentejano.
---------
(*) As razões para tão mau tratamento, resultavam de outros amores e favoritas que o Rei tinha e que faziam a infelicidade da D.Maria. Desses amores ilícitos, resultaram filhos e guerras de sucessão. Foi até essa, umas das causas, para que D.Afonso IV mandasse executar Dª. Inês de Castro...mas isso levar-nos-ia a outras histórias...

Pintura idealizada da rainha Santa Isabel de Portugal,
da autoria de Francisco de Zurbarán (1598-1664), Museu do Prado.

Partilhe este artigo

Anterior
Prev Post
Seguinte
Next Post
comentários
0 comentários

0 comentários blogger

Enviar um comentário