Posts do momento

Os palpites da PJ e os métodos à Sherlock Holmes

0 0  ● API


«Pedrógão Grande: Relatório do IPMA não confirma raio na origem de incêndio» - RTP

OS PALPITES DA PJ
Finalmente, o IPMA veio confirmar aquilo que era evidente desde o dia 17 sobre a inexistência de trovoada dita seca a causar o incêndio de Pedrógão. O director da PJ bem pode ir plantar batatas mais os seus métodos à Sherlock Holmes. Em vez de uma árvore caída por um raio, deu ele foi uma machada na credibilidade da investigação criminal. Sobre o IPMA, este relatório técnico acaba por lavar a péssima imagem que foi dada pelo seu presidente nos dias a seguir à tragédia e, sobretudo, à suspensão dos dados que foi feita, por dedo humano, no domingo dia 18. (ver aqui: A rápida e estranha tese da Trovoada seca)

P.S. E nem merece grande interesse estar a comentar os defensores, com estapafúrdias teses, que garantiam que podia ter existido mesmo uma descarga positiva que andara a rabear, não sei por onde, até se despencar na dita árvore de Escalos Fundeiros.



VAMOS LÁ VER SE NOS ENTENDEMOS
Depois de descartadas as responsabilidades da trovoada dita seca, convinha que finalmente se apurasse um responsável com forma de gente para justificar a tragédia de Pedrógão Grande. Ou seja, deixem em paz o downburst (vulcão, em português), porque, além de não ser fenómeno assim tão raro com as condições meteorológicas que estavam em evolução (e, portanto, previsível com alguma antecedência), apenas se verificou nesta zona mais de quatro horas após o início do fogo. Ora, em quatro horas já o fogo estava suficientemente descontrolado para, naquelas circunstâncias, se fazer uma correcta avaliação do risco e montar um sistema de protecção civil que, não salvando a floresta, salvasse as pessoas.

Como em outras ocasiões já referi, eu até já dou de barato que tenham ardido 30 mil hectares (já estamos tão "vacinados" com estes danos que é "mais 100 menos 100"). Já acho atrozmente inadmissível as circunstâncias de tantas mortes que ocorreram, ao que tudo indica, para lá das 5 horas após o início do incêndio. E isso nenhum downburst pode justificar.

Pedro Almeida Vieira

Partilhe este artigo

Anterior
Prev Post
Seguinte
Next Post
comentários
0 comentários

0 comentários blogger

Enviar um comentário