Efemérides históricas de grande relevo - Portugal Glorioso

Efemérides históricas de grande relevo

 ● API
Duas efemérides históricas de grande relevo.


Conquista de Ceuta em 2 minutos, pelo prof. Hermano Saraiva.

1 - A 22 de Agosto de 1415, sob o comando de D. João I os portugueses conquistam Ceuta.
Segundo a Wikipédia a data oficial da conquista é 21 de Agosto, mas seria na manhã de 22 de Agosto que Ceuta estava em mãos portuguesas.

Segundo Azurara, foi nesse dia hasteada a bandeira de Ceuta que é idêntica à bandeira de Lisboa e que perdura até aos dias de hoje. Na expedição participaram além de D. João I e D. Nuno Alvares Pereira, os Príncipes D. Duarte, D. Pedro e D. Henrique e também a chamada fina flor da aristocracia.

Foi um sucesso que durou apenas até 1580 quando começámos a viver sob o domínio dos Espanhóis, depois do desastre (anunciado) de Alcácer-Quibir, no fatídico dia 4 do mês de Agosto de 1178.


Em 1640 aquando da Restauração, os habitantes de Ceuta preferiram ficar com 'nuestros hermanos'... no entanto, a cidade decidiu manter a sua bandeira que é composta por gomos brancos e pretos, à semelhança da bandeira da cidade de Lisboa, ostentando ao centro o escudo português.


2 - A 22 de Agosto de 1422, El-Rei de Portugal D.João I determina que se passe a usar a ERA DE CRISTO na datação dos documentos oficiais ou públicos. Portugal utilizava o calendário da chamada ERA DE CÉSAR, que contava os anos do calendário Juliano cujo ano zero era 38 A.C.

Partilhe este artigo

Post Anterior
Prev Post
Post Seguinte
Next Post
Facebook
Comentários