Efemérides históricas de grande relevo - Portugal Glorioso

Efemérides históricas de grande relevo

coment
 ●
Duas efemérides históricas de grande relevo.


Conquista de Ceuta em 2 minutos, pelo prof. Hermano Saraiva.

1 - A 22 de Agosto de 1415, sob o comando de D. João I os portugueses conquistam Ceuta.
Segundo a Wikipédia a data oficial da conquista é 21 de Agosto, mas seria na manhã de 22 de Agosto que Ceuta estava em mãos portuguesas.

Segundo Azurara, foi nesse dia hasteada a bandeira de Ceuta que é idêntica à bandeira de Lisboa e que perdura até aos dias de hoje. Na expedição participaram além de D. João I e D. Nuno Alvares Pereira, os Príncipes D. Duarte, D. Pedro e D. Henrique e também a chamada fina flor da aristocracia.

Foi um sucesso que durou apenas até 1580 quando começámos a viver sob o domínio dos Espanhóis, depois do desastre (anunciado) de Alcácer-Quibir, no fatídico dia 4 do mês de Agosto de 1178.


Em 1640 aquando da Restauração, os habitantes de Ceuta preferiram ficar com 'nuestros hermanos'... no entanto, a cidade decidiu manter a sua bandeira que é composta por gomos brancos e pretos, à semelhança da bandeira da cidade de Lisboa, ostentando ao centro o escudo português.


2 - A 22 de Agosto de 1422, El-Rei de Portugal D.João I determina que se passe a usar a ERA DE CRISTO na datação dos documentos oficiais ou públicos. Portugal utilizava o calendário da chamada ERA DE CÉSAR, que contava os anos do calendário Juliano cujo ano zero era 38 A.C.

Partilhe este artigo

Anterior
Prev Post
Seguinte
Next Post
Comentários