«CGD desvia fundos das vítimas dos incêndios para equipar Hospitais» Paulo Morais

Inacreditável! A Caixa Geral de Depósitos está a utilizar os donativos para as vítimas dos incêndios de Pedrógão para equipar Hospitais. Com que mandato, com que legitimidade estão a desviar os fundos das vítimas? Usar os donativos para objectivos diferentes daqueles que estavam previstos, é um desrespeito, uma deslealdade para com os doadores. (Paulo de Morais)


A Caixa Geral de Depósitos vai alocar 500 mil euros para equipar unidades de saúde da região de Coimbra que têm estado a cuidar das vítimas dos incêndios que voltaram a afectar aquela zona no passado domingo.

Numa conferência a propósito do Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, organizada esta terça-feira [17-10-17] em Lisboa pelo Montepio, o presidente executivo da CGD, Paulo Macedo, disse que, dos 2,6 milhões de euros angariados pelo banco público [Conta Solidária Caixa “Unidos por Pedrogão Grande”] para as vítimas do incêndio que deflagrou em Junho em Pedrógão Grande, alastrando a outros concelhos e deixando mais de 60 mortos e que estão a ser geridos pela Fundação Calouste Gulbenkian, "uma parte já foi para projectos concretos e cerca de 500 mil euros vão ser aplicados junto de instituições de saúde para equipar as que tem ajudado as populações, quer nas unidades de queimados quer noutras, na zona de Coimbra". (fonte: DinheiroVivo)

Recorde-se que a Conta Solidária Caixa "Unidos por Pedrógão Grande" encerrou com um saldo de € 2.650.975,60 para o qual contribuíram mais de 36.000 doadores.
Finalidades de actuação:
A reconstrução e reabilitação das primeiras habitações;
A reconstrução ou reabilitação de anexos agrícolas;
A recuperação dos meios de subsistência das famílias mais gravemente afectadas;
O apoio às associações de apicultores com alimentação sólida para as abelhas.
(fonte: CGD)


* * * *
adenda: 18-12-17
A Caixa Geral de Depósitos já devolveu o dinheiro desviado e que pertencia às vítimas dos incêndios? A Fundação Gulbenkian já devolveu o dinheiro à Caixa Geral de Depósitos? Continuamos à espera de uma explicação. Em primeiro lugar, porque os donativos para as vítimas dos incêndios não podem ser desviados. E porque este nível de opacidade, de falta de transparência, é inadmissível. (Paulo de Morais)

adenda: 25-03-18
Onde foram parar os donativos destinados às vítimas dos incêndios? Exige-se às entidades (a todas) que recolheram donativos que publicitem amplamente quanto receberam e a quem já forneceram ajuda; e se houve desvios, como na CGD. É o mínimo, a bem da transparência, para evitar suspeições e por respeito aos doadores. Exigem-se explicações; e já vêm tarde!!! (Paulo de Morais)

adenda: 08-05-19
Passaram quase DOIS ANOS sobre a data dos Incêndios de Pedrógão. E CONTINUAMOS SEM SABER o destino dado aos 2 600 000 (dois milhões e seiscentos mil euros) doados pelos cidadãos à Caixa Geral de Depósitos, para benefício das vítimas dos incêndios de Pedrógão. Sabemos que 500 mil foram desviados do seu fim inicial, num total (e ilegal) desrespeito pelos doadores; e nunca mais foram repostos. E os restantes? Aguardamos explicações do Presidente da Caixa Geral Depósitos, Paulo Macedo. (quase DOIS ANOS passados sobre a data dos Incêndios de Pedrógão) (Paulo de Morais)

Deixe o seu comentário

Com tecnologia do Blogger.