«Recuperar todos os activos que nos foram extorquidos pela corrupção»

Paulo Morais: Porque não se resgatam os milhões da Corrupção?

Salgado, Berardo, Oliveira e Costa, Sócrates, Vara, Bataglia e tantos outros têm de devolver o que pilharam, o que saquearam em Portugal, o que subtraíram à riqueza dos cidadãos pela via da corrupção.

Cabe à Justiça portuguesa recuperar os activos que nos foram extorquidos pela via da corrupção. Só recuperando estes activos se recupera também a própria Democracia.



A corrupção e o tráfico de influências, que dominam a política nacional, têm consumido parte considerável dos recursos dos contribuintes. Mas chegou o momento de dizer basta e a hora de os corruptos devolverem à sociedade aquilo que desviaram, de forma ilegítima e ímpia.

Recuperemos pois os bens que a todos pertencem. A Lei de Recuperação de Activos não só o permite, como a tal obriga. E há mesmo um organismo dedicado a este fim. Já só falta vontade política e coragem para agir.
(...)
É a hora de alterar o paradigma: o Estado tem de deixar de financiar a corrupção e tem de, finalmente, recuperar o que é devido à comunidade (...) Todos os que usufruíram de empréstimos fraudulentos da Caixa Geral de Depósitos - como Berardo e outros - devem restituir tudo, até ao último cêntimo. Não pela via das garantias, pois essas são insuficientes.

Devem pagar, na sequência de processos judiciais que provem que os empréstimos foram fraudulentos. Compete ao Estado promover "o congelamento e a perda dos instrumentos e produtos do crime", confiscando bens aos comprovados criminosos.
(Partilho o meu artigo no Público.)
Paulo de Morais

ADENDA: 31-07-2019

Ao fim de décadas de corrupção insuportável, chegou o momento de os corruptos devolverem à Sociedade aquilo que desviaram, de forma ilegítima e ímpia.

Recuperemos pois os bens que a todos pertencem.

Assim, na sequência da fraude do BPN, deveriam ser confiscadas as fortunas de Oliveira e Costa ou Luís Caprichoso. Já no âmbito do processo que levou à resolução do Banco Espírito Santo, há que confiscar todos os bens de Ricardo Salgado e seus associados.

Assim como o património da família de Eduardo dos Santos, pois este foi adquirido com empréstimos do BES, concedidos sem garantias pessoais. É aliás assim que funciona a Justiça na Europa; ou até no Brasil, onde numa só operação, a Lava-Jacto, os erário público recuperou já mais de 3500 milhões de euros.

Cabe agora à Justiça portuguesa recuperar todos os activos que nos foram extorquidos pela via da corrupção. São muitos milhares de milhões. Com estes recursos recuperados, poder-se-iam baixar impostos, investir em melhores serviços públicos e financiar, a sério, a LUTA contra a Corrupção.
Paulo de Morais

ADENDA 28-11-2021:

Recuperar o que é nosso!
Recuperem-se os activos que foram retirados ao Estado pela via da Corrupção. JÁ!
Se Berardo alega que apenas é proprietário de uma garagem e que o apartamento de luxo onde mora não é seu, abandone-o.
Paulo de Morais (Twitter)

Deixe o seu comentário

Com tecnologia do Blogger.