«Responsabilidade criminal para esta gentalha. Já» Joana Amaral

Dinheiro para o SNS? Faltou. Para os bancos? Rolou. E agora?

Roubo contínuo


JOANA AMARAL DIAS

Primeiro deixaram um banqueiro ser o dono disto tudo, enquanto ia ao ténis e gozava férias com Marcelo ou arrombava os conselhos de ministros como um fedelho vai à copa sentenciar os cozinhados da empregada.

Depois, quando Salgado ficou aflito, impingiram-nos a Resolução como magia. Separava-se o Banco Bom do Banco Mau, sem encargos para os contribuintes. Mentira.

Cinco anos depois, só para o BES saíram dos nossos bolsos mais de 5 mil milhões de euros, e agora o Estado prepara-se para largar mais uma centenas de milhões para créditos mal-parados (que em 2014 garantiram que não existiam).

Capitalização do banco bom livre de activos tóxicos? Treta. Custo zero para os contribuintes? Tanga.

Hoje querem convencer-nos que mais este esforço adicional em 2020 é para encerrar as contas e não esperar por 2026. Outra patranha - o que há é necessidade de financiamento urgente mascarada de planeamento a médio prazo.

E o que se passa é que o Novo Banco está a livrar-se de carteiras tóxicas a preço de saldo.

Quem está outra vez a encher-se à nossa custa? Quem vai depois comprar um banquinho jeitosinho e limpinho? Ricardo Salgado vai preso? As autoridades e os governantes vão tornar tudo transparente? Não pois não?

Responsabilidade criminal para esta gentalha. Já.

Deixe o seu comentário

Com tecnologia do Blogger.