«Qualquer dia enterram a democracia» Joana Amaral

Danger season
E pretendem terminar com os debates quinzenais no Parlamento.



Acabaram com as reuniões do Infarmed. Já a equipa de peritos da DGS não se junta desde Fevereiro. E pretendem terminar com os debates quinzenais no Parlamento. Qualquer dia enterram a democracia.

A suspensão dos ditos encontros para discutir a situação epidemiológica em Portugal impede os partidos de fiscalizar a gestão da crise, pelo menos até Setembro.

A decisão foi uma surpresa, pelos vistos por cá a pandemia já acabou (mesmo que cada vez mais países digam o contrário), e lá se vai a colaboração mais estreita entre especialistas de saúde pública e políticos. Ficam estes últimos.

Os mesmos que alimentam o cada vez maior esvaziamento da Assembleia da República, como é o caso do PS e do PSD que pretendem agora reduzir o escrutínio que os partidos podem (e devem fazer) ao governo e ao processo de construção europeia, contrariando as melhores práticas internacionais e uma recente tradição (das poucas positivas) do nosso hemiciclo.

Eis os deputados a trabalhar menos quando aquilo que os eleitores (muitos abstencionistas incluídos) pretendem é que os seus representantes trabalhem mais e melhor.

Enfim, enquanto isto, o executivo declarou que vai monitorizar as redes sociais. Para isso já tem tempo e dinheiro. Tire a máscara e sorria. Está a ser tramado.
Joana Amaral Dias

Adenda 03-02-2021:
veja: A Economist retirou Portugal da lista de países totalmente democráticos. Uma das questões apontadas: a redução dos debates parlamentares...

Deixe o seu comentário

Com tecnologia do Blogger.