Joana Amaral: "Como é que é possível que tenhamos perdido cerca de mil médicos este ano?"

Joana Amaral: Como é que é possível que tenhamos perdido cerca de mil médicos este ano?"

"Como é que é possível que passemos dias a fio a discutir a obrigatoriedade de apps em vez de termos uma aposta séria no SNS, com ventiladores, camas em cuidados intensivos, médicos ou enfermeiros suficientes? 

No meio desta tempestade, não podemos perder o foco: responder a esta pandemia é responder aos que ficam doentes e aos que perdem o emprego. Os médicos no Serviço Nacional de Saúde têm vindo a diminuir desde o início da pandemia. 

Em Agosto eram menos 775 do que em Janeiro. Isto é que importa discutir e mudar, por exemplo. Atrair os melhores para o serviço público. Dar-lhes condições para se manterem e se manterem com zelo. Pelo momento que atravessamos. Mas também pelo futuro."
(...)
"A nova Entidade da Transparência — que deveria fiscalizar os rendimentos dos políticos e de altos cargos públicos — e que supostamente seria preparada há um ano, continua quieta. A sua operacionalização não avançou porque o Governo não providenciou ainda as respetivas instalações, apesar de o Tribunal Constitucional ter indicado em janeiro ao primeiro-ministro as condições necessárias. 

Esta paralisação também evidencia a tanga que é a estratégia nacional de combate à corrupção. Essa lista de vãs intenções, criticada pelos magistrados porque deixa de fora o enriquecimento ilícito, rejeitada pelos juizes porque ignora o financiamento partidário, também propõe a criação de mais um destes novos organismos que certamente irá juntar-se à sala de espera ou ao corredor da morte. Entidade de contas e financiamento partidário. 

Conselho de prevenção da corrupção. Entidade da transparência. O governo desata a parir e multiplicar estes institutos que se resumem a carcaças ocas. Como dizia Pessoa, não passa de cadáver adiado que procria."   (Joana Amaral Dias, Facebook)


(video edição: Pg) - Comentário de Joana Amaral Dias, esta segunda-feira, sobre medidas do Governo para travar a pandemia, e a nova Entidade da Transparência, parada há nove meses porque o Governo não deu instalações. "É pura propaganda!"

Deixe o seu comentário

Com tecnologia do Blogger.