Joana Amaral Dias: Bazuca europeia pode não passar de pólvora seca

Joana Amaral Dias: Bazuca europeia pode não passar de pólvora seca

Já sabíamos que a Bazuca europeia afinal era só um Chumbinho de 0,6% do nosso PIB. Agora percebe-se que, afinal, nem isso será e pode não passar de pólvora seca. 

Isto porque a Polónia e a Hungria, dois países governados em modo democracia musculada (eufemismo contemporâneo para regime despótico) não gostaram que lhes exigissem respeito pelo Estado de Direito e irão chumbar o Orçamento europeu. 

Enfim, a velha Europa tem tido este excesso de tolerância, este beneplácito mole e amorfo com estes verdugos (basta ver como António Costa entrançou com a ténia de Budapeste), e agora paga a factura. 

Há muito que [a Europa] já devia ter dado um pontapé no traseiro desta gentalha. Agora, ou o faz à pressa ou estamos perante mais um impasse, mais uma das famosas burocratas e oxidadas crises europeias. 

Entretanto, precisamos que o nosso governo aqui e em Bruxelas se bata sem fadigas por políticas contra-cíclicas, pré Maastricht. Isso é mesmo estado de emergência. E vai ser duro. 


ADENDA, 23-06-2021:
Agora "já posso ir ao banco?" perguntou António Costa quando Ursula von der Leyen aprovou a bazuca. Não teve piada porque a nossa história com estes fundos europeus é de facto uma história de perdulários e burlões, parte do motivo pelo qual estamos na cauda da Europa, tantos milhões depois. E se Costa tivesse perguntado, agora já posso ir para as empresas? Para as faculdades?
(Joana Amaral Dias)

Deixe o seu comentário

Com tecnologia do Blogger.