Classe politica com privilégios maiores que no tempo da ditadura

A tortura dos 40

O regime democrático saído do 25 de Abril está já moribundo.

Classe politica com privilégios maiores que no tempo da ditadura - Paulo Morais
PAULO MORAIS, 25 Abril 2016

O regime democrático saído do 25 de Abril, neste ano em que comemora apenas 42 anos, está já moribundo. As liberdades conquistadas em 1974 parecem garantidas, como o direito de expressão e reunião. Mas a democratização prometida está longe de ser alcançada.

O povo tem sede duma justiça que nunca chega. A Assembleia da República, sede da democracia, abastardou-se com negócios. O poder é hoje exercido não pelo povo, mas pelos grandes grupos económicos, com predomínio dos financeiros, dos construtores e promotores imobiliários.

As eleições não geram verdadeiras alternativas, apenas permitem a alternância no poder dos maiores partidos. A distribuição de benesses, cargos, "tachos", é prática generalizada. A classe política usufrui, em democracia, de privilégios bem maiores do que no tempo da ditadura fascista.

O regime estruturou-se de forma a incentivar e promover a corrupção. Os escândalos sucederam-se com prejuízos incalculáveis: Expo 98, Euro 2004, BPN, BES, Banif, submarinos, Freeport, parcerias público-privadas…

Em termos económicos, então, foi o descalabro. Portugal poderia ser um país desenvolvido, com uma economia estruturada, mas o tecido produtivo, salvo raras excepções, é hoje muito débil.

Apesar dos fundos a que o país teve acesso com a integração na Europa desenvolvida, nos anos 80. Esses apoios foram desviados e desbaratados. Os escassos recursos são hoje maioritariamente confiscados às empresas e cidadãos, através de impostos infindáveis.

Ao fim de quarenta anos, a vida em Portugal poderia ser tranquila, as famílias deveriam viver com conforto, dignidade e ternura. Mas o nosso quotidiano transformou-se numa permanente tortura.

Adenda 07-02-2021:

IMPUNIDADE DE GRUPO
Há em Portugal privilegiados que estão acima da Lei. São banqueiros, políticos, diplomatas, empresários... são intocáveis. É uma elite que goza de impunidade e usufrui, em democracia, de mais mordomias do que beneficiava a classe dirigente dos tempos da ditadura. 
É o tema que abordo no meu artigo de Domingo, no CM. 
(Paulo de Morais)

1 comentário blogger

  1. Está n'a hora vamos embora como dizem certos politicos à mudança é agora.

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.