1 de Dezembro de 1640

"morrer por morrer, antes pela Restauração da nossa Independência".



Aclamação de João IV de Portugal, por Veloso Salgado, no Museu Militar de Lisboa.


Em 1 de Dezembro de 1640, um grupo de 40 CONJURADOS, em representação de todo um povo que estava cansado e farto de ser calcado e agrilhoado por longos e penosos 60 anos de jugo espanhol, aproveitando a revolta da Catalunha que também se queria desquitar da Espanha (tal como hoje...) e para onde Filipe IV (Terceiro de Portugal) requeria mais armas, mais dinheiro e mais soldados portugueses para a combater, em boa hora esses valorosos conjurados chegaram à conclusão de que: "morrer por morrer, antes pela Restauração da nossa Independência".

E foi o que fizeram.

A princípio o nosso (futuro) D.João IV estava receoso porque, caso não tivéssemos o resultado que se previa era ele quem mais perdia porque, para o ter na mão, Filipe III tinha-o acumulado de riquezas e de cargos...era praticamente o dono disto tudo... Chegou a ser o Chefe dos nossos exércitos, tal era a confiança que o primo espanhol tinha nele.



D. Luísa de Gusmão, Rainha de Portugal.


Valeu-nos que nesses receios do ainda Duque de Bragança, interveio a sua mulher D. Luísa de Gusmão, espanhola de nascimento, que se impôs e o aconselhou a aceitar a oferta, exclamando: "Antes ser Rainha por um dia, do que Duquesa toda a vida."

VIVA O 1 DE DEZEMBRO DE 1640

Por Herminius Lusitano

Deixe o seu comentário

Com tecnologia do Blogger.