Afinal o que é que os portugueses descobriram?

Deana Barroqueiro sobre os comentários à sua entrevista ao DN:

"Os bem-pensantes querem reduzir os Descobrimentos à escravatura, fazendo tábua rasa de tudo o resto"

Na página do Diário de Notícias do Facebook, entre os mais de 400 comentários, parece-me espantoso, como há pessoas que falam sobre os Descobrimentos Portugueses, como se conhecessem muito bem o tema, e perguntem, com ironia, "O que é que os portugueses descobriram?", com o argumento hilariante de "que nada se descobriu, porque os povos e os lugares já lá existiam"!

mapa dos descobrimentos - Afinal o que é que os portugueses descobriram?

Alguém pode explicar a essas pessoas (já que eu não o consegui fazer com a minha entrevista), que "descobrir" significa mostrar/desvendar aquilo que era encoberto/desconhecido pelas nações da Europa e mesmo de outros mundos

E, que me perdoem os cépticos ou "desconhecedores" deste espantoso período do Renascimento Português (ou isto também não existiu?), mas o MUNDO da Idade Moderna não era conhecido, antes de os Portugueses o mostrarem e o desenharem milha a milha; o que se conhecia era o mundo Antigo, o da geografia de Ptolomeu, com povos que tinham cabeça de cão, olhos no peito, andavam num pé só, etc. 

mapa descobrimentos

E que se julgava então que partes desse Mundo eram zona tórrida onde ninguém nem nada vivia e que cujos mares terminavam em abismos, onde os barcos se despenhavam, sem conseguir ir mais além. E, embora se soubesse desde a Antiguidade que a Terra era redonda, ainda era uma evidência posta em causa e os portugueses trouxeram-lhes a prova, etc. 

E que a África não tinha fim, porque não havia passagem do Atlântico para o Índico. Descobriram-na os portugueses, o meu Navegador da Passagem, Bartolomeu Dias, com muitos outros. Já nem era preciso mais, mas fizeram muitíssimo mais! 

Rogo a todos os que nunca estudaram este tema, que o façam, nos livros de bons historiadores, como o Prof. Dr. João Paulo Oliveira e Costa, de que recomendo a obra "Portugal na História", que mostra com isenção e realismo as relações de Portugal com o Mundo. 

Se o fizerem, ficarão seguramente mais ricos e descobrirão seguramente muitas coisas que desconheciam, como eu descobri. Garanto-vos que em 78 anos de vida nunca parei de estudar e nunca me canso de aprender.

Deana Barroqueiro, escritora.
https://www.facebook.com/deana.barroqueiro/posts/10225087102904561

Entrevista de Deana Barroqueiro ao Diário de Notícias.
Veja: Dois terços do mundo foram descobertos pelos portugueses

Deixe o seu comentário

Com tecnologia do Blogger.