«A melhor solução é a Alemanha fora da Zona Euro» diz Nobel da economia

"O maior problema para a Europa não é a Grécia, mas sim a Alemanha"

Segundo o Nobel da Economia, Joseph Stiglitz, a crise que alguns países europeus hoje sofrem, é consequência das políticas erróneas da União Europeia que apenas beneficiam um membro: a Alemanha.

A melhor solução é a Alemanha fora da Zona Euro

"O maior problema para a Europa não é a Grécia, mas sim a Alemanha", considera o economista e professor norte-americano, Nobel da economia 2001, Joseph Stiglitz.

"A maioria dos economistas são unânimes, consideram que a melhor solução para a Europa é a Alemanha fora Zona Euro", disse em entrevista à CNBC .

"A Grécia não é a única economia que tem problemas com a moeda única, também enfrentam dificuldades a Espanha e Portugal. Praticamente o único país que tem beneficiado com o Euro tem sido a Alemanha", assegura Stiglitz.

Em relação à Grécia, o Prémio Nobel considera que a Europa tem de dar uma trégua àquele país e reduzir sua dívida. "A Grécia cometeu alguns erros... mas a Europa cometeu erros ainda maiores", diz Stiglitz. "O medicamento prescrito [à Grécia] foi na verdade um veneno, causando um aumento da dívida e um declínio no crescimento".

Deixe o seu comentário

Com tecnologia do Blogger.