Posts do momento

Gregor Gysi ARRASA Schäuble: «A sua política é anti-democrática»

0 0

Discurso de Gregor Gysi no Parlamento alemão,

Arrasa Ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble.

"A Alemanha precisa mais do euro que a Grécia e o senhor silencia isso, senhor Schäuble.
A sua política é anti-democrática. O senhor nega em absoluto a decisão do povo na Grécia e diz à população grega: ela pode decidir o que quiser, que o Sr. Schäuble decide no fim que as coisas se hão-de passar de outra maneira.

O cúmulo da humilhação: o senhor quis transformar a Grécia numa nova Alemanha de Leste. Quis entregar a propriedade pública e o tesouro grego a uma Treuhandanstalt [nome da organização que assumiu a administração das empresas da antiga Alemanha de Leste e as privatizou com prejuízo] com sede no Luxemburgo. Só com a diferença, caro Sr. Schäuble, que, ao contrário da antiga Alemanha de Leste, a Grécia não se tornará parte da Alemanha. E além disso a Treuhand não obteve nenhuma libertação e arrasou até mesmo as empresas que produziam alguma coisa.

Depois da Primeira Grande Guerra, a Alemanha foi obrigada a pagar 132 mil milhões de marcos de ouro em indemnizações - em dinheiro actual são 700 mil milhões de euros. Em 1953 teve lugar em Londres a conferência sobre a dívida alemã e nessa altura houve um corte na dívida. Fomos dispensados de 50% das indemnizações. E houve uma prorrogação em relação ao pagamento dos juros - nomeadamente até à reunificação alemã.

E a partir de 1990 tivemos que recomeçar a pagar. E pagámos a última prestação em Outubro de 2010. Chego a três conclusões:
1. Tivemos 92 anos para pagar.
2. Tivemos direito a um corte de 50%.
3. Tivemos direito a uma prorrogação de 37 anos.

Não devíamos, eventualmente, reflectir sobre isto em vez de fingir que superámos tudo o que está para trás na nossa História?"

___

vídeo original do discurso:

Partilhe este artigo

Post Anterior
Prev Post
Próximo Post
Next Post
0 Comentários Blogger
Comentários Facebook

0 comentários blogger

Enviar um comentário