Dois terços do mundo foram descobertos pelos portugueses - PG

Dois terços do mundo foram descobertos pelos portugueses

 ● 30/11/13

Era dos Descobrimentos é a designação dada ao período da História que decorreu entre o século XV e o início do século XVII, durante o qual, inicialmente, portugueses, depois espanhóis e, posteriormente, alguns países europeus exploraram intensivamente o globo terrestre em busca de novas rotas de comércio. (wikipedia)

Explorações marítimas portuguesas
Portugal - o país que mais contribuiu para o conhecimento geográfico da Terra. No espaço de um século, descobriu e explorou cerca de dois terços do mundo desconhecido.


Sabia que dois terços do mundo foram descobertos pelos portugueses?
Provavelmente não sabe, mas é verdade. Foram os primeiros a chegar, trazendo novas de sítios (desconhecidos) que se julgavam inalcancáveis. Investigaram. Experimentaram. Desbravaram, deixando o testemunho da sua presença. Desenharam mapas. Elaboraram os primeiros documentos escritos. Ajudaram ao nascimento de novos países.

Materializaram o sonho e modificaram a noção de distância. Fizeram crescer o comércio e o conhecimento científico. Em menos de 100 anos mudaram o mundo. A esse Mundo deram novos Mundos. Anteciparam a História. Foram os primeiros cidadãos do Mundo. E se mais Mundo houvesse, lá teriam chegado.
E se mais mundo houvera, lá chegara.
Camões - Os Lusíadas

Explorações marítimas portuguesas - séc. XV e XVI.

Cabo Bojador - 1434
Equador - 1471
Cabo da Boa Esperança - 1488
Índia - 1498
Brasil - 1500
China - 1513
Austrália -1522
Califórnia - 1542
Japão - 1543
Nova Zelândia - 1550

Cabo Bojador - 1434

Gil Eanes transpõe o cabo Bojador (27º latitude Norte – Sara Ocidental) até então considerado como limite convencional do mundo.

Equador - 1471

1471/72 - João de Santarém e Pero Escobar descobrem as ilhas de S. Tomé e Príncipe e Ano Bom, explorando a costa africana até à foz do rio Niger, levando como pilotos Martim Fernandes e Álvaro Fernandes, avançaram até à Mina (a Elmina dos Ingleses). Primeiros navegadores europeus a passar a linha do Equador.

Cabo da Boa Esperança - 1488

Bartolomeu Dias descobre a passagem do Sueste, a África do Sul e o cabo da Boa Esperança. Desembarque na angra de S. Brás, Mossel Bay, 3 de Fevereiro e exploração da costa até ao rio do Infante (Gret Fish River).

Pero da Covilhã visita Cananor, Calecute e Goa na Índia (1488), Sofala, na costa oriental africana (Moçambique, 1489 e interna-se na Etiópia (1491).

Índia - 1498

1497/99 – Viagem de Vasco da Gama à Índia. Chegada à Terra do Natal (25 de Dezembro de 1497, a Mombaça (7 de Abril de 1498), e a Calecute (20 de Maio de 1498), Regresso a Lisboa (Agosto e Setembro 1499).

Brasil - 1500

09 de Março de 1500: Partida de Lisboa da esquadra de Pedro Álvares Cabral, composta por treze navios com destino à Índia para aí estabelecer relações comerciais com os reinos locais.

22 de Abril de 1500: Descoberta oficial do Brasil, Vera Cruz por Pedro Álvares Cabral quando seguia com a armada a caminho da Índia.
(importante ver: História Concisa do Brasil)

China - 1513

Jorge Álvares chega à China (foz do rio Cantão).

Austrália - 1522

Cristóvão de Mendonça e Gomes Sequeira chegam ao continente australiano.

Califórnia - 1542

João Rodrigues Cabrilho, capitão português ao serviço de Espanha, explora a costa da Califórnia.
28 de Setembro 1542: João Rodrigues Cabrilho, ao serviço de Espanha, saindo do porto mexicano de "Manzanillo", 90 dias depois de explorar o litoral setentrional da chamada "Nova Espanha", costa Oeste da América do Norte entrou numa grande baía a que deu o nome de S. Miguel, actual S. Diego, Califórnia. Navegou ainda mais para Norte, vindo a falecer volvidos três meses numa ilha da região a 3 de Janeiro de 1543 aparentemente devido a uma infecção resultante da fractura dum braço.

Japão - 1543

Segundo o cronista Fernão Mendes Pinto, em 1543, Francisco Zeimoto, António Mota e António Peixoto foram os primeiros portugueses a atingir o Japão no dia 23 de Setembro.

Nova Zelândia - 1550

O português João Fernandes, ao serviço dos Reis espanhóis, descobriu oficialmente a Nova Zelândia.
tropicalia, edição e adaptação Portugal Glorioso.

Partilhe este artigo

Post Anterior
Prev Post
Post Seguinte
Next Post