Nossa Senhora da Conceição, Padroeira e Rainha de Portugal

Como se tornou Nossa Senhora Soberana de Portugal

Nossa Senhora da Conceição, Padroeira e Rainha de Portugal Desde então, mais nenhum rei português usou coroa real na cabeça... um facto único no mundo.

O culto a Santa Maria nasceu nos primórdios da nacionalidade.
Desde o nosso 1º rei D. Afonso Henriques - um grande devoto de N. Srª e que fez várias concessões a Santa Maria Bracarense como tributo pela ajuda concedida na manutenção do seu território, designadamente engrandecendo a Catedral de Braga elevando-a à categoria de templo nacional, passando deste modo, Santa Maria de Braga, a ser a Padroeira do território portucalense - que todos os reis da 1ª dinastia praticaram o seu culto, agradecendo-lhe o auxílio prestado para a manutenção da independência do novo reino.

Dia 8 de Dezembro, feriado nacional, celebra-se o dia da Imaculada Conceição, Padroeira do reino de Portugal desde 1646.
NOTA: No século VII já se celebrava a festa litúrgica da [*]Conceição de Maria a 8 de Dezembro, ou seja, é a data da sua concepção no ventre de sua mãe Santa Ana, por isso nove meses antes da festa de sua natividade, comemorada em 8 de Setembro.

[*]Conceição deriva de concepção (gerar).

Proclamação de Nossa Senhora como Soberana de Portugal AOS XXV DIAS DE MARÇO DE MDCXLVI, EM VILA VIÇOSA, EL REI DOM JOÃO IV ELEGEU PADROEIRA DE PORTUGAL A SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA, SENHORA DA CONCEIÇÃO.
Também na 2ª dinastia, iniciada com D. João, Mestre de Avis, este na Batalha de Aljubarrota incitou os seus companheiros de armas em nome de Deus e da Virgem Maria.

D. Nuno Álvares Pereira, Condestável do Reino, por ser devotíssimo da Virgem Santa Maria que respondeu às suas preces em Valverde, Atoleiros e Aljubarrota, mandou construir a Igreja de N. Srª da Conceição de Vila Viçosa. Para o efeito, encomendou em Inglaterra a imagem de Nossa Senhora da Conceição. E quando ingressa no Convento do Carmo em Lisboa como irmão leigo, usa apenas o nome de Frei Nuno de Santa Maria.

A São Nuno de Santa Maria se deve a renovação de uma antiga Confraria de Vila Viçosa, existente pelo menos desde 1349 e por si consagrada a Nossa Senhora da Conceição, que ainda hoje subsiste, a "Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição".

Mas foi após a Restauração de 1640, com D. João IV, que se verifica um grande impulso na devoção à Senhora da Conceição por todo o país. No dia 8 de Dezembro de 1640, Frei João de S. Bernardino, ao pregar na capela Real de Lisboa na presença do Duque de Bragança, agora já rei de Portugal, termina o sermão por uma solene promessa:

«Seja assi, Senhora, seja assi; e eu vos prometo, em nome de todo este Reyno, que elle agradecido levante um tropheo a Vossa Immaculada Conceição, que vencendo os seculos, seja eterno monumento da Restauração de Portugal».

Em 25 de Março de 1646, o rei D. João IV organizou uma cerimónia solene, em Vila Viçosa, para agradecer a N. Srª a restauração da independência em relação a Espanha. Foi até à igreja da Senhora da Conceição, ofereceu a coroa portuguesa a Nossa Senhora, colocando-a a seus pés, proclamou-a Padroeira Portugal. O acto da proclamação alargou-se a todo o País com o povo a celebrar, pelas ruas, entoando cânticos de júbilo.

Assim se tornou Nossa Senhora a verdadeira Soberana de Portugal e, por isso, desde este dia, mais nenhum rei ou rainha usaram coroa real na cabeça, previlégio que passou a pertencer apenas a Nossa Senhora. Em cerimónias solenes, a coroa passou a ser colocada em cima de uma almofada, ao lado do rei. Um facto extraordinário e único no mundo.

Em 1648, D. João IV mandou cunhar medalhas de ouro e prata que correram como moeda em honra da Padroeira de Portugal, tendo no reverso a imagem de Nossa Senhora da Conceição coroada de sete estrelas sobre o globo e a meia-lua, tendo aos lados o sol, o espelho, a casa de ouro, a arca da aliança, o porto e a fonte selada com a legenda: Tutelaris Regni. Foi, até, com duas destas moedas em ouro que o rei pagou, nesse ano, o tributo prometido ao Santuário de Nossa Senhora de Vila Viçosa.
D. João IV mandou cunhar medalhas de ouro e prata
Outros reis, seus sucessores, continuaram a tradição deste culto de homenagem a Nossa Senhora, caso de D. João V, em 1717, que recomenda a todas as igrejas a celebração anual com pompa e solenidade da Festa da Imaculada Conceição, enquanto D.João VI emite um decreto criando a Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e a Cabeça da Ordem (lugar principal) na Sua Real Capela.

Há uma grande peregrinação anual ao Santuário de Vila Viçosa que ocorre sempre a 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal. O Papa João Paulo II visitou este Santuário durante a sua primeira visita a Portugal, em 14 de Maio de 1982.

ADAPTAÇÃO: Portugal glorioso | FONTES: http://www.arqnet.pt | http://refugiodomocho.blogspot.pt | http://risco-continuo.blogs.sapo.pt

Deixe o seu comentário

Com tecnologia do Blogger.