Caravelas, Naus e Galeões Portugueses, choque tecnológico séc XVI

Caravelas, Naus e Galeões Portugueses, choque tecnológico séc XVI

Documentário que desvenda um mistério com 500 anos, dando a conhecer a razão pela qual as Caravelas criadas pelos portugueses são hoje comparadas a modernos 'space shuttle'. 

O impacto desta inovação transformou Portugal na principal potência marítima e económica do século XVI. Mas quando se lê um livro de História espanhol, inglês, francês ou holandês, as referências ao papel desempenhado pelos portugueses na época dos descobrimentos são insignificantes.

Por essa razão quisemos saber a opinião dos melhores historiadores mundiais e os resultados foram surpreendentes.

«Caravelas e Naus» ficou em 1º lugar entre 62 documentários num concurso do 'Discovery Channel', tendo sido emitido em vários continentes.
A globalização não é um fenómeno recente do séc XX. É um fenómeno que arranca no séc XV, exactamente graças ao impulso dos portugueses.

– Alexandra Pelúcia (min 45:50)
Excelente documentário!


ERRATA
Logo aos 30 seg. é dito que "as terras e os mares a Leste seriam de Espanha e a Oeste seriam de Portugal", mas é precisamente o contrário: a Leste seriam de Portugal e a Oeste seriam de Espanha. As nossas desculpas pelo lapso.

2 comentários blogger

  1. Pois é, minha querida! tem razão porque foi uma Geração de Valentes e INTELIGENTES Analfatetos, PORTUGUES quem descobriu 2 / 3 e ensinou e mostrou a Inovação de Navegar ao Mundo e não o contrário. Por isso, a pergunta aonde é que está o ERRO e quem é que precisa de estudar + 1 bocadinho... quem...?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou plenamente de acordo que foram os Portugueses que descobriram o mundo, até o mundo inteiro e não só 2/3. Também foram os Portugueses que inovaram/inventaram a construção das caravelas, naus, etc. O que não entendo é a sua má educação perante a mim, porque certamente não sou a sua querida, e sobretudo quando o erro está claramente lá e só as pessoas que não estudaram nem o mínimo da historia das descobertas é que não reparam nele de imediata.

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.