25 Julho 1415 - Partida para a conquista de Ceuta

A 25 de Julho de 1415 (seis dias depois do falecimento de Dª. Filipa de Lencastre) sob o comando do Rei D. João I, largaram de Lisboa, em direcção ao Norte de África, 242 navios, alguns armados de guerra e galés, nos quais seguiam D. Henrique, D. Pedro e D. Duarte.

A 21 de Agosto de 1415, os botes dos navios do Infante D. Henrique começaram a despejar gente na praia. 

Depois de um pequeno ataque, cheios pânico, os Mouros recolheram-se espavoridos às portas da cidade, e 500 dos Portugueses, que correram logo sobre eles, entraram também de roldão, sendo depois auxiliados pelos infantes D. Henrique e D. Duarte com mais forças. 

Também o Rei ao tomar conhecimento da situação, foi em auxílio com as suas tropas.


Ao anoitecer, os Mouros, sem comando, batidos por toda a parte, abandonaram a luta sem tentar sequer defender a cidade, que não tardou em cair nas mãos dos Portugueses.

A manhã de 22 veio encontrar os vencedores ainda no auge da colheita e na surpresa de uma fácil vitória. Depois procedeu-se solenemente à sagração da mesquita e à cerimónia de armar cavaleiros os três infantes e muitos fidalgos moços que valorosamente haviam recebido o baptismo dos combates.
http://portugalhistoria.blogspot.pt

Ceuta tornou-se diocese em 1417 por bula do Papa Marinho. A partir de 1645 a diocese de Ceuta deixou de pertencer a Portugal, e passou a ser espanhola. No contexto da Dinastia Filipana, que se seguiu à morte de D.Sebastião  em 1580, Ceuta manteve a administração portuguesa, tal como Tânger e Mazagão. 

Todavia, quando da Restauração Portuguesa em 1640 não aclamou o Duque de Bragança como rei de Portugal, ficando sob domínio espanhol.

A situação foi oficializada em 1668 com o Tratado de Lisboa, assinado entre os dois países e que pôs fim à guerra da Restauração, no entanto, a cidade decidiu manter a sua bandeira que é composta por gomos brancos e pretos, à semelhança da bandeira da cidade de Lisboa, ostentando ao centro o escudo português. (Wikipédia)




Conquista de Ceuta (2 min) pelo historiador José Hermano Saraiva



Deixe o seu comentário

Com tecnologia do Blogger.