Voando sobre o Farol do Cabo de S. Vicente

Viagem histórica ao Farol de São Vicente

Voando sobre o Farol do Cabo de S. Vicente

O farol localiza-se no Cabo de São Vicente, no interior da Fortaleza do mesmo nome, freguesia de Sagres, concelho de Vila do Bispo, Algarve.

Antes da sua construção, eram os monges do Convento que acendiam fogueiras no alto da torre, assinalando assim os perigos da aproximação à costa.

Video: Vista aérea do Farol do Cabo de S. Vicente


Farol do Cabo de S. Vicente

Cabo S. Vicente. Data: 1846. Latitude: 37º 01',45 N, Longitude: 08º 59',71 W.

Ter-se-á iniciado em 1515 no convento de São Vicente a construção de uma torre, onde se acendeu uma luz, provavelmente uma fogueira ocasional, mantida pelos religiosos que ali viviam, para servir de guia aos navegantes, relevando a importância deste local.

Em 1587, o corsário Francis Drake tomou de assalto o convento, acabando por destruir a torre que só seria mandada restaurar em 1606 por D. Filipe II, ficando a luz apagada durante este período.

Após sofrer diversas tentativas de reconstrução nunca definitivamente concluídas, o farol de São Vicente, tal como hoje o conhecemos, foi mandado construir por D. Maria II, em 1846.

O aparelho iluminante era composto por dezasseis candeeiros de Argand com reflectores parabólicos, funcionando a azeite. A rotação do aparelho fazia-se através de um mecanismo de relojoaria.

Durante largos anos o farol foi votado ao abandono, achando-se em estado deplorável, segundo rezam as crónicas em 1865.

Em 1908 a torre foi alteada em 5,70 metros. O aparelho catóptrico foi retirado e em seu lugar foi montada uma óptica hiper-radiante (1330 mm de distância focal). Actualmente é a maior que existe nos faróis portugueses e uma das poucas existentes no mundo. A fonte luminosa passou a ser um candeeiro de nível constante de 5 torcidas, passando uns anos mais tarde a utilizar a incandescência pelo vapor de petróleo. A rotação da óptica era conseguida através da máquina de relojoaria.

Até aos nossos dias o farol continuou a ser modernizado: em 1914 foi-lhe instalado um sinal de nevoeiro; em 1926 o farol foi electrificado com a montagem de grupos eletrogéneos; em 1947 é dotado de painéis aeromarítimos sendo um ano mais tarde ligado à rede eléctrica de distribuição pública; em 1949 foi-lhe instalado um rádio farol, desactivado em 2001 por já não ter qualquer interesse para a navegação.

Em 1982 foi dotado de diversos automatismos, passando a controlar à distância o funcionamento do farol de Sagres. Nas suas instalações existe um Pólo museológico.
fonte: AUTORIDADE MARÍTIMA NACIONAL

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