22 de Abril de 1500 - Descoberta do Brasil

Uma nossa leitora, Karim C L Ribeiro, fez-nos uma chamada de atenção por este blogue ter deixado passar em branco a data do dia 22 de Abril, precisamente a data da descoberta (achamento?) do Brasil.
Vamos lá então aprofundar um pouco o assunto.

Se qualquer Professor perguntar numa aula de história aos seus alunos quem descobriu o Brasil, a resposta politicamente correcta será; D. Pedro Alvares Cabral no dia 22 de Abril de 1500. Mas há quem ainda ponha certas reticências...
Pensa-se, e há relatos e factos que nos levam a esses pensamentos, que já alguns anos antes os portugueses teriam chegado a essa terra maravilhosa, mas, por razões de Estado, se guardou segredo.
O Príncipe Perfeito João II, era exímio a esconder o nosso pecúlio marítimo, ante a cobiça dos espanhóis que nos andavam sempre a morder os calcanhares... A escassez de população nessa época para ocupar tão grande território, seria também uma das razões.
E o mesmo sucedeu, quando D. Manuel I e o seu filho D. João III mantiveram em segredo a descoberta da Austrália, que foi mapeada em 1520 por Cristóvão Mendonça. Não cabe na cabeça de ninguém que, uma vez chegados a Timor em 1512, não tropeçássemos naquele tamanhão de território Australiano que ficava mesmo ali ao virar da esquina. Logo nós. (veja aqui: Austrália descoberta por portugueses em 1522)
Mas voltando à descoberta do Brasil, note-se que o Tratado de Tordesilhas em 1494 - praticamente "gizado" por D. João II, poderemos constatar que o nosso astuto Rei, já sabia da existência das terras de Vera Cruz e, por isso, desviou os espanhóis para outras paragens... ou para outros portos, melhor dizendo.

Portanto, o Brasil foi oficialmente descoberto por Pedro Álvares Cabral em 22 de Abril de 1500 que, ao comando de 13 caravelas, partiu do Restelo a 9 de Março com destino à Índia (a partida estava aprazada para o dia anterior mas a calmaria de ventos não o permitiu) como muito bem nos relatou Pedro Vaz de Caminha na sua famosa carta, que em "correio expresso" Gaspar de Lemos trouxe até Lisboa para gáudio e contentamento de D. Manuel I o Venturoso. Mas não podemos descartar também outros autores em datas anteriores desse faustoso acontecimento.
O que é importante, é realçar os Portugueses que souberam manter e alargar esse enorme pedaço de chão - que é maior que todos os restantes da América do Sul juntos - deixando dessa forma, em 1822 aquando do grito do Ipiranga, uma bela herança territorial a todo o bom povo Brasileiro que foi complementando a língua portuguesa ao longo destes 500 anos numa sucessão linguística inigualável com uma reconhecida doçura e graciosidade.
Sou brasileiro e fico bastante decepcionado com nossa falta de memória e história.. o dia 22/04 passou despercebido pela ENORME maioria da população.. nada nas TVs, rádio, jornal... e vejam que foi um enorme feriado, que juntou Páscoa, Tiradentes e São Jorge.
ResponderEliminarOs seus conterrâneos andam agora mais preocupados com o Mundial. É natural que assim seja.
Eliminarabraço
27 de Junho de 2014 - ANIVERSÁRIO DE 8 SÉCULOS DA LÍNGUA PORTUGUESA - É triste, pois em 2009, aproveitando o mediatismo que há nesta Copa, registrei na Sociedade Portuguesa de Autores de Portugal a "datação" simbólica da língua portuguesa, via o Testamento de D. Afonso II, de 27 de Junho de 1214. - Ora, como se sabe 27-6-2014 foi o primeiro intervalo da Copa, neste dia não houve jogo. - Será que é porque a língua oficial do pais anfitrião - o Brasil, fez aniversário de 800 anos? - Pergunto: o que é que o Brasil e Portugal, países que respiram ar & futebol fizeram pela língua portuguesa, nesta data - NADA! - Pois é, MIOPIA total do governo luso-brasileiro em não aproveitar o mediatismo planetário que uma Copa representa. - Fiz, e continuarei a fazer a minha parte - promover a língua portuguesa como a única língua capaz de ser universal. - Sugiro que se veja esta entrevista: http://www.youtube.com/watch?v=aisI7SEry4c - e que se ouça este áudio de 2010 - http://www.youtube.com/watch?v=g43iGYQTglo&feature=relmfu
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarAs suas elogiosas palavras (que não mereço) só me dão mais responsabilidade.
EliminarAbraço
O MARCO DE POSSE ESTAVA EM TOUROS E AGORA SE ENCONTRA NO FORTE DOS REIS MAGOS NA EPOCA QUE LA FUI AINDA NÃO ME LIGAVA MUITO NISSO ENTÃO PERDI UMA GRANDE OPORTUNIDADE PRA VE-LO
ResponderEliminarOS PORTUGUESES CALCULAVAM BEM AS COISAS COMO SE JA TIVESSEM DADOS ANTERIORES DOS PACHECOS QUE FORAM ROUBADOS POR OUTROS PORTO SEGURO POR FICAR NA COSTA LESTE CENTRAL E TOUROS POR FICAR NA DIVISA DA COSTA NORTE E LESTE
EliminarE AMBAS AINDA OBEDECEM A CANTINO
Eliminar