Presidente da EDP tem mais poder que ministro da economia

Custo na factura de electricidade é um escândalo

NÃO é admissível que o custo na factura de electricidade seja tão elevado. Nada o justifica, é um escândalo. Os consumidores têm de pagar, além do consumo de energia, muitos outros custos, que vão da taxa de radiodifusão até às rendas do sector energético, que o governo se recusa a baixar. Em cima de tudo, ainda há IVA a 23%.

Esta situação prejudica significativamente a competitividade das empresas e desespera os particulares. Mas continuaremos a suportar este fardo, enquanto o presidente da EDP (na foto) tiver mais poder do que o Ministro da Economia. (...)



O preço da electricidade deve baixar. O custo da energia em Portugal penaliza as famílias. Que pagam, além da energia consumida, muitos apoios artificiais às empresas de energia, através das facturas de electricidade, onde apenas cerca de metade resulta do consumo efectivo.

Sem recursos, as famílias, no inverno que se avizinha, irão suportar as crónicas más condições habitacionais, em casas desconfortáveis e frias, o que leva à generalização de doenças respiratórias, principalmente em idosos e pobres.

A redução dos preços de electricidade é uma necessidade urgente, primeiro através do estado, que deve baixar o IVA sobre a energia. E que pouparia muito depois em custos hospitalares. E também as empresas distribuidoras podem baixar os preços, o que até será fácil, porque com as barragens cheias os custos de produção são bem menores.

Paulo de Morais

Deixe o seu comentário

Com tecnologia do Blogger.