Negócios da China - Miguel Szymanski

Negócio do Lítio em Portugal
Negócios da China -  Miguel Szymanski

Negócios da China 'as usual'

Miguel Szymanski

Primeiro pensei que fosse uma rábula do Ricardo Araújo Pereira: o contrato de concessão da exploração de lítio, o mais cobiçado minério no país, vai durante os próximos 35 anos para uma empresa que tem a sede numa junta de freguesia do PS?

Depois percebi: este é mesmo um secretário de Estado a fazer o papel de zeloso cumpridor das leis que obrigam um pobre político a entregar o negócio da década a uma empresa de vão de escada ligada de forma pouco transparente a ex-governantes do seu partido.

Finalmente: este é o secretário de Estado que ficou com a pasta da energia porque a EDP, controlada por investidores chineses, se queixou da política do seu antecessor (as queixas foram feitas publicamente por um ex-ministro da Finanças e um ex-ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal que agora representam os interesses chineses na antiga empresa pública e levou à substituição do anterior secretário de Estado que exigia à EDP o pagamento de uma dívida de várias centenas de milhões de euros entretanto perdoada).

Os 'investidores chineses', leia-se Beijing, cobiçam também o lítio. Agora adivinhem a quem a empresa de vão de escada vai acabar por ceder a sua posição de concessionária em troca de algumas dezenas de milhões euros de lucro imediato "vindo do nada", como sempre neste tipo de negócios?

Comédia burlesca pura a partir do minuto 17 deste Sexta às 9: [ver video].
Miguel Szymanski

Excerto do 'Sexta às 9' [versão integral aqui: ep.2618 Out.19]


Deixe o seu comentário

Com tecnologia do Blogger.