A solidariedade pratica-se entre pessoas; o poder vigia-se - Miguel Szymanski

Os defensores acríticos da autoridade são o que de mais básico e mais perigoso temos em Portugal.

Miguel Szymanski
MIGUEL SZYMANSKI

Alerta

A prioridade agora é atrasar ao máximo a propagação do vírus. Mas temos de ficar muito atentos e permanecer críticos quanto à actuação do Governo e das autoridades nos próximos tempos. Há o risco de excessos, o risco de omissões e de adiamento de medidas necessárias.

Não nos podemos juntar aos adeptos de 'O respeito é muito bonito', dos que insistem que 'Nesta fase temos é que nos calar' e que 'Eles sabem o que estão a fazer'.

A maior parte do tempo 'eles' não sabem o que estão a fazer. Vimos isso nas últimas três semanas (e nas últimas três décadas). Levantar a voz é o único meio que temos para sermos ouvidos. E uma boa dose de senso comum e avaliação crítica valem mais do que respeitinho e salamaleques.

Os defensores acríticos da autoridade são óptimos a agitar bandeirinhas nos comícios. Mas são o que de mais básico e mais perigoso temos em Portugal.

É muito importante, sobretudo agora, ficarmos atentos e sermos exigentes com os decisores políticos. A solidariedade pratica-se entre pessoas; o poder vigia-se.
Miguel Szymanski
É importante duvidarmos. Na dúvida, devemos deixar prevalecer o bom senso. Sobretudo temos de desconfiar, desconfiar sempre: dos pequenos e dos grandes poderes.
(Miguel Szymanski)

Deixe o seu comentário

Com tecnologia do Blogger.