«A Holanda não é forreta mas pirata» Joana Amaral

Assim se cognomina a Holanda de ‘frugal’ quando é uma das maiores promotoras da evasão fiscal no mundo.



Impostos & impostores
A Holanda não é forreta mas pirata. Vive de dinheiro fácil.

Os humanos são altamente sugestionáveis, hipnotizáveis e uma boa propaganda transforma lixo em luxo. Assim se cognomina a Holanda de ‘frugal’ quando é uma das maiores promotoras da evasão fiscal no mundo, enquanto saca aos demais países da UE milhões através de benefícios duvidosos concedidos a empresas que para ali desloquem a sua sede fiscal.

Além de ser uma das nações que mais lucra com o mercado interno e o euro - taxas alfandegárias e livre circulação - esbulha anualmente 6,7 mil milhões de euros com as suas sociedades - veículo cujos rendimentos oriundos do estrangeiro têm frequentemente escala em offshores como as ilhas Caimão ou as Antilhas Holandesas.

Isto é frugal? Ou deveria ser ilegal? A Holanda não é forreta mas pirata. Vive de dinheiro fácil mas enche a boca para moralizar vizinhos. Fala de alto mas dá golpes baixos. Critica a disciplina orçamental dos outros quando se devia extinguir o paraíso fiscal da jurisdição neerlandesa, causa da guerra de impostos na Europa que oferta riqueza a agiotas enquanto seca serviços públicos.

Mas isso requer esforço e a média de horas de trabalho semanal na Holanda é 27,6, enquanto em Portugal é 36,5 e na UE 33,3. Naquelas bandas, falar e mandar muito bem. Trabalhar, vai tu.
Frugalíssimo.
(Joana Amaral Dias)

Deixe o seu comentário

Com tecnologia do Blogger.