«Três razões para este ano falar de corrupção» Susana Peralta

Três razões para este ano ser ainda mais importante falar de corrupção

Um texto inspirado na excelente iniciativa de ontem da Transparência Internacional e nas pessoas que por lá ouvi e que tod@s devíamos ouvir mais vezes.

«Três razões para este ano falar de corrupção» Susana Peralta

Corrupção em Portugal: (tudo) o que falta fazer

Eu gostava mesmo de acreditar que desta vez é que é. Mas este Mecanismo Nacional Anticorrupção vem juntar-se a uma série de outros órgãos, todos eles cronicamente mal dotados de recursos financeiros, técnicos e humanos, e sem surpresa cronicamente irrelevantes. 

Esta quinta-feira [9 Dez] foi o Dia Internacional de Combate à Corrupção, assinalado por várias iniciativas. Tive a honra de participar no evento comemorativo organizado pela Transparência e Integridade, a Frente Cívica, a Associação Sindical os Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira e ainda a associação caldense Movimento Viver o Concelho.
(Susana Peralta - Público)

Um texto inspirado na excelente iniciativa de ontem da Transparência Internacional Portugal e nas pessoas que por lá ouvi e que tod@s devíamos ouvir mais vezes: 

Joana Marques Vidal, ex-procuradora-geral da República, Ana Carla Almeida, procuradora no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (a que foi selecionada para a Procuradoria Europeia e vetada pelo Governo), Ana Gomes, ex-deputada europeia e ex-candidata à Presidência da República, a atual presidente da Transparência e Integridade, dois ex-presidentes e um ex-vice presidente Susana Coroado, João Paulo Batalha, Luís de Sousa, Paulo de Morais, o presidente da Associação Portuguesa de Inspetores Tributários, Nuno Barroso. 

Três razões para este ano ser ainda mais importante falar de corrupção. 
 
1 - A estratégia nacional de combate à dita, apresentada com pompa pelo governo mas que por enquanto nada mais é do que um enunciado de objetivos vagos, com alguma produção legislativa – nem toda escrutinável – e sem previsão de meios nem calendarização. 

2 - Riscos de corrupção no PRR.

3 - Tivemos eleições presidenciais e autárquicas. Mas entre 2022, vamos ter eleições legislativas. 

Talvez a ideia mais forte que resultou da conferência de ontem foi a necessidade de uma cidadania ativa – as leis e os nossos representantes políticos serão o que deles exigirmos. Por isso, toca a ser exigentes.

Susana Peralta
https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1545413505815624&id=100010409686461

2 comentários blogger

  1. Sejamos transparentes... Tudo o que é feito ao nível de combate à corrupção é uma mão-cheia de nada. Mais resultados e menos conversa. Não voto e nunca votarei na dupla de corruptos PS/PSD e os seus satélites (CDS, BE, PCP, PAN, ...) que ajudam a festa da corrupção. Mas podem ter a certeza que vou votar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pena é que não se fale de factos concretos. Em Almeirim mais concretamente em Benfica do Ribatejo andam cães vagueando e atacam os cidadãos, que apresentam queixas que não dão em nada. Porque as autoridades não têm autoridade para impor a sua autoridade. Então tudo se mantém como se nada tivesse acontecido. Houve queixas á junta de freguesia de benfica do ribatejo á Câmara Municipal. Onde o senhor presidente Pedro Ribeiro também não tem autoridade Então tudo continua na mesma .que eu chamo de falta de respeito pelos cidadãos que circulam na via pública e que são impedidos pelos animais e só lhes resta voltar para trás
      .CORRUPÇÃO OU NÃO, TALVEZ A POLÍCIA JUDICIÁRIA POSSA DESCOBRIR O QUE LEVA O SEPNA A NÃO IMPOR A SUA AUTORIDADE.

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.