Espaço aéreo português é o maior da Europa Ocidental

Este mapa não é apenas o espaço aéreo, é o nosso território (somos nós que temos a soberania deste imenso território debaixo do mar).
  Espaço aéreo português é o maior da Europa

Paulo Morais:  

Portugal dispõe do maior espaço aéreo da Europa Ocidental. E não tira disso o devido proveito. 

O Estado abdica assim de milhões... Porquê? 

Incompetência, desleixo, corrupção e afins.


mapa NAV Portugal
imagem: NAV Portugal - https://www.nav.pt/nav


PORTUGAL DISPÕE DO MAIOR ESPAÇO AÉREO DA EUROPA OCIDENTAL. E NÃO TIRA DISSO O DEVIDO PROVEITO, em termos estratégicos, de defesa e segurança ou sequer económicos.

O espaço aéreo português é imenso, são seis milhões de quilómetros quadrados, delimitados pelo triângulo constituído pelo território continental, Açores e Madeira. 

Todas as aeronaves que têm como origem a Europa e se dirigem à América Latina, bem como parte significativa dos aviões que voam de e para os Estados Unidos cruzam espaço aéreo português. 

Este é gerido pela Empresa Pública "NAV Portugal, EPE", a partir das FIR (Flight Information Region) de Lisboa e Santa Maria, nos Açores.

A posse de um espaço aéreo ímpar deveria constituir uma fonte de riqueza inimaginável. Mas, as taxas de utilização de espaço aéreo, praticadas pelos diversos países, são em Portugal das mais baratas – e não há para tal qualquer explicação. 

O Estado abdica assim de milhões, em benefício das companhias aéreas. Porquê? Incompetência, desleixo, corrupção e afins.
Paulo de Morais

Sérgio Costa disse: Este mapa não é apenas o espaço aéreo, é o nosso território (zona económica exclusiva, somos nós que temos a soberania deste imenso território debaixo do mar), território terrestre mais marítimo (é de todos os portugueses), será que somos os únicos que não temos petróleo?

Deixe o seu comentário

Com tecnologia do Blogger.