Escolhe a Árvore Europeia de 2020


Este castanheiro representa Portugal no concurso Árvore Europeia de 2020. Votações ainda se encontram a decorrer.


Castanheiro de Vales
ESPÉCIE: CASTANHEIRO (CASTANEA SATIVA)
IDADE: 1 000 ANOS
REGIÃO: TRESMINAS, VILA POUCA DE AGUIAR, VILA REAL, PORTUGAL.
Entre paisagens agrícolas e florestas de encantar chegamos à aldeia de Vales onde encontramos um magnífico castanheiro. Com 4,5 m de largura do tronco é uma das mais grossas árvores do nosso país, cuja cavidade do tronco guarda muitas histórias do tempo em que o castanheiro era local das brincadeiras de crianças e se tornou memória de gerações de adultos. Admite-se que o castanheiro tenha mais de mil anos e tenha sido cultivado pelos romanos nos tempos em que ali exploravam as minas de ouro. (fonte:ambiente-magazine)

VOTAÇÕES PARA A ÁRVORE EUROPEIA DE 2020 AINDA SE ENCONTRAM A DECORRER

Depois de dois anos consecutivos no pódio do Tree of the Year, encontra-se a decorrer a eleição da Árvore Europeia do Ano 2020, com o Castanheiro de Vales a representar Portugal. De acordo com a nota enviada à imprensa, esta 10.ª edição do concurso europeu conta com a participação de 16 países.

Durante o mês de Fevereiro, todos podem escolher a árvore preferida através de um sistema de votação online e cada votante selecciona duas árvores para a Árvore Europeia do Ano.

Segundo os resultados mais recentes, o Castanheiro de Vales ocupa o 6.º lugar com 10 731 votos. Em 1.º lugar está o Guardião da Vila Inundada, da República Checa, com 30 105 votos. A partir do dia 23 e até ao final das votações os resultados estarão ocultos.

O concurso Tree of the Year valoriza a importância das árvores no património natural e cultural da Europa bem como os ecossistemas que estas providenciam. O concurso não procura a árvore mais bonita, mas aquela que tem uma história enraizada na vida e no trabalho das pessoas e da comunidade que a envolve.

Para votar na árvore portuguesa, pode fazê-lo aqui.


video reportagem SIC Noticias.

Deixe o seu comentário

Com tecnologia do Blogger.