Islândia: revolução silenciada. Por que será?
A recusa do povo em pagar as dívidas que as elites abastadas tinham contraído, gerou algum medo no seio da União Europeia. Prova disso, foi o absoluto silêncio nos media sobre o que aconteceu na Islândia.A Islândia condenou quatro banqueiros do banco Kaupthing a penas de prisão.

Na Islândia: O povo obrigou a demissão em bloco do governo; Os principais bancos foram nacionalizados e foi decidido não pagar as dívidas que eles tinham contraído junto dos bancos do Reino Unido e da Holanda, dívidas geradas pelas suas más políticas financeiras; Foi constituída uma assembleia popular para reescrever a Constituição.
Em resumo: Demissão em bloco de um governo inteiro; Referendo, de modo a que o povo se pronuncie sobre as decisões económicas fundamentais; Prisão dos responsáveis pela crise; Reescrita da Constituição pelos cidadãos.
Islândia: revolução divulgada apenas pela Internet. Por que será?
Veja o vídeo, legendado em português, e tire as suas conclusões.
* * * *
Veja: Islândia saiu da crise porque «não deu ouvidos» à UE.