Fisco perdoa milhões à Banca e Energia
«Lista dos Benefícios fiscais: lista vergonhosa» Gomes Ferreira
O que muda com o fim do adicional do ISP na gasolina.
Gomes Ferreira revela aquilo que considera ser um escândalo, uma lista vergonhosa que acabou de sair: "no perdão em benefícios e isenções fiscais a grandes empresas, o Estado deu 2 500 milhões de euros. E nós, contribuintes/pequenas empresas que precisamos do carro para trabalhar, levamos com um agravamento! É esta a justiça fiscal que temos em Portugal".
"Para uns Imposto Infernal, para outros Paraíso Fiscal. E sempre para os mesmos, já se sabe: banca com os seus delinquentes financeiros e energia. Só a EDP - que nos rouba na factura todos os meses - conseguiu maximizar os seus benefícios fiscais e ter um desconto superior a 108 milhões. A nós, o fisco não perdoa nem 10 cêntimos. Incha, contribuinte. Embrulha".
(Joana Amaral Dias)
fonte: SIC Noticias/18. Video edição: Pg.
De acordo com o CM, que cita dados da AT, cerca de 300 contribuintes tiveram, ao longo de 2017, benefícios fiscais superiores a um milhão de euros.
Foi o caso da EDP (108 milhões), mas também da autarquia do Porto (87,9 milhões), Lisboa (44,9 milhões), Universidade do Minho (36,6 milhões) e o próprio Estado (49 milhões).
Também a banca e a Galp estão nesta lista. Conseguiram beneficiar de 30 milhões e 20 milhões em impostos, respectivamente. Estes benefícios fiscais aumentaram 85 milhões em relação a 2016. (fonte: SICN)
Deixe o seu comentário